Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4679
Título: Família, o pilar do ato educativo
Título(s) alternativo(s): Family, the pillar of the educational act
Autor(es): SOARES, Heven de Paula
Palavras-chave: Família
Educação
Relação de ajuda
Family
Education
Help relation
Data do documento: 26-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente estudo versa sobre as configurações familiares em diferentes momentos na história da humanidade, e como os vínculos parentais se constituíam. Versa ainda sobre as diferentes possibilidades do instituir-se família na contemporaneidade. Busca-se através das condições facilitadoras de Carl Rogers refletir sobre o papel dos pais como agentes de construção da identidade e do desenvolvimento dos filhos para estes tornarem-se autônomos, autoconfiantes e autorrealizados. Utiliza-se da abordagem qualitativa para compreender o conteúdo estudado a partir dos seus significados, tendo como base a percepção e a essência do fenômeno dentro do seu contexto. O método utilizado foi o fenomenológico e a partir dele buscou-se descrever sobre a família em diferentes momentos históricos. Enquanto natureza da pesquisa caracteriza se como básica pura pois consiste no estudo conceitual de conhecimentos que intentam o aprofundamento da ciência e contribuições à sociedade a partir destes. É exploratória enquanto objetivo, visto que visa conhecer o que os autores pensam sobre o tema em estudo e como procedimento usou-se o levantamento bibliográfico para uma investigação teórica partindo dos registros existentes acerca do assunto pesquisado. Nos capítulos de referenciais teóricos tem-se os temas: A família, aspectos históricos, A família na contemporaneidade, A família, um lugar para construir relações de ajuda; e a conclusão, onde se faz uma reflexão e considerações a partir dos dados pesquisados presentes nos capítulos citados. ____ ABSTRACT The present study deals with family configurations at different times in the history of mankind, and how parental bonds were constituted. It also deals with the different possibilities of establishing a family in contemporary times. Through the facilitating conditions of Carl Rogers, we seek to reflect on the role of parents as agents of identity construction and children's development so that they become autonomous, self-confident and self-realized. The qualitative approach is used to understand the content studied from its meanings, based on the perception and essence of the phenomenon within its context. The method used was the phenomenological and from it we sought to describe the family at different historical moments. As nature of the research it is characterized as pure basic because it consists of the conceptual study of knowledge that intend to deepen the science and contributions to society from these. It is exploratory as an objective, since it aims to know what the authors think about the topic under study and as a procedure, the bibliographic survey was used for a theoretical investigation based on the existing records on the researched subject. The chapters of theoretical references include the themes: The family, historical aspects, The family in contemporary times, The family, a place to build helping relationships; and the conclusion, where a reflection and considerations are made based on the researched data present in the aforementioned chapters.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4679
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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