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Título: Educação especial e inclusiva no contexto da educação física: reflexões sobre a formação do professor
Título(s) alternativo(s): Special and inclusive education in the context of physical education: reflections on teacher education
Autor(es): SERRA, Félix Farias
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
Special education
Inclusive education
Pedagogical practices
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho trata da formação do professor de educação física no contexto da Educação Especial e Inclusiva a fim de compreender os aspectos sociais e históricos da inclusão. Entende-se por inclusão o processo pelo qual a sociedade se adapta com o intuito de incluir pessoas com deficiências para que essas se preparem para assumir papéis dentro da sociedade (SASSAKI, 1997). Dessa forma, a Educação Inclusiva é concebida como uma modalidade dedicada ao desenvolvimento de novas maneiras de ensinar, este adequado a heterogeneidade dos aprendizes e compatíveis com os ideais democráticos de uma educação para todos (MONTOAN, 2001). Para tal, partimos da seguinte questão norteadora: De que maneira a formação do professor de educação física tem contribuído para a sua atuação pedagógica no contexto da educação especial e inclusiva? Para a consecução do objetivo proposto foi feito um levantamento bibliográfico referente às principais ideias dos autores em relação ao tema proposto, como Mazzotta (2005), Januzzi (2004), Mendes (1995), Dechichi e Silva (2012). Dessa forma, a pesquisa apresentou-se com caráter qualitativo, uma vez que se fez uma análise subjetiva em relação ao problema. Os dados analisados mostram que um dos obstáculos para a não permanência de pessoas com especificidades educacionais nas escolas está na falta de investimento em formação continuada em rede a todos os profissionais atuantes. ABSTRACT: This work deals with the physical education teacher training in the context of Special and Inclusive Education in order to understand the social and historical aspects of inclusion. Inclusion is understood as the process by which society adapts to include people with disabilities in order to prepare them to take on roles within society (SASSAKI, 1997). Thus, Inclusive Education is conceived as a modality dedicated to the development of new ways of teaching, this suited to the heterogeneity of learners and compatible with the democratic ideals of an education for all (MONTOAN, 2001). To this end, we started from the following guiding question: In what way the physical education teacher's training has contributed to his/her pedagogical performance in the context of special and inclusive education? To achieve the proposed objective, a bibliographic survey was conducted regarding the main ideas of authors in relation to the proposed theme, such as Mazzotta (2005), Januzzi (2004), Mendes (1995), Dechichi and Silva (2012). Thus, the research had a qualitative character, since a subjective analysis was made in relation to the problem. The analyzed data show that one of the obstacles for the non-permanence of people with specific educational needs in schools is the lack of investment in continuous training for all professionals.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4689
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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