Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | NUNES, Joiciane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-23T13:37:34Z | - |
dc.date.available | 2021-11-23T13:37:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4690 | - |
dc.description.abstract | Dança no ensino das modalidades de atletismo. O estudo teve como objetivo estudar a dança com a sua aplicabilidade de associação de movimentos no processo de ensino das modalidades do atletismo. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, utilizou a busca de fontes de informação com base em livros, autores básicos de cada área, trabalhos acadêmicos encontrados em base de dados científicos, e periódicos nacionais e internacionais. Seguiu-se o ordenamento das palavras-chave: atletismo; dança; aprendizagem de movimentos atléticos, ambiente escolar, ensino da Educação Física. Os resultados foram organizados através de um quadro resumido de categorias e posterior análise das informações. Os resultados apontaram que a incorporação dos elementos da dança nas atividades que contemplam o atletismo, favorece o processo de ensino-aprendizagem, bem como, funciona como uma válvula motivacional ao discente. Conclui-se que a dança e o atletismo são técnicas que devem ser aplicadas nas atividades escolares de Educação Física, haja vista que, favorece a lapidação das habilidades psíquicas, pensamento crítico e coordenação motora como estimulo a uma promoção do desenvolvimento integral e motivação dos discentes para participação ativa nos processos escolares, criando assim, um vínculo de confiança entre professor-escola-aluno. _____ ABSTRACT Dance in the teaching of athletics. The study aimed to study dance with its applicability of association of movements in the process of teaching the modalities of athletics. The methodology involved a bibliographic research on the subject, used the search for information sources based on books, basic authors in each area, academic works found in scientific databases, and national and international journals. The ordering of the keywords followed: athletics; dance; learning athletic movements, school environment, teaching Physical Education. The results were organized through a summary table of categories and subsequent analysis of the information. The results showed that the incorporation of dance elements in activities that contemplate athletics, favors the teaching-learning process, as well as, it works as a motivational valve to the student. It is concluded that dance and athletics are techniques that should be applied in Physical Education school activities, given that, it favors the polishing of psychic skills, critical thinking and motor coordination as a stimulus to promote the integral development and motivation of students for active participation in school processes, thus creating a bond of trust between teacher school-student. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Atletismo | pt_BR |
dc.subject | Associação de movimentos | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Athletics | pt_BR |
dc.subject | Movements association | pt_BR |
dc.title | Aplicabilidade da dança no ensino das modalidades do atletismo | pt_BR |
dc.title.alternative | Applicability of dance in teaching athletics modalities | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOICIANE-NUNES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.