Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Camila Carneiro da-
dc.date.accessioned2021-12-14T12:31:18Z-
dc.date.available2021-12-14T12:31:18Z-
dc.date.issued2020-01-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4724-
dc.description.abstractO ensino de ciências possibilita ao aluno uma amplitude de conceituações relevantes ao cotidiano, por intervenção de propostas educativas que ocorram mediante à interação entre conhecimentos prévios e novos conhecimentos, de forma não-arbitrária e contextualizada. Essa abordagem diz respeito à ideia de integração do mundo e à necessidade de constantes mudanças no cenário educacional, permitindo ao aluno ler, interpretar e manifestar sua opinião sobre assuntos que compreenda à Ciência. A presente pesquisa trata de uma Sequência Didática, abordando Queimadas como um dos eixos de transversalidade e produção de conhecimentos. Objetivamos desenvolver conceitos sobre meio ambiente vinculando ideais sobre Representações Sociais como novo modelo didático. De tal forma, a pesquisa teve caráter descritivo e qualitativo a partir de observações registradas pela pesquisadora e por questionários destinados à alunos do 6º ano. A pesquisa, então, foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Codó, Maranhão, trabalhando atividades discursivas e de debate, com a atividade de Grupo de Discussão; também, desenvolvemos uma prática experimental, com a atividade denominada Aparelho cumulativo de partículas; e questionários abertos, com proposição da produção de desenhos. Também foram realizados levantamentos bibliográficos para verificar as teorias que embasam a proposta pesquisada. Os resultados se mostraram expressivos quanto à frequência das Unidades de Significados usadas pelos alunos como resposta à questão de pesquisa. Portanto, os alunos conseguem identificar as queimadas, sinalizando causas, efeitos e consequências, além de usar o desenho como ferramenta para expor suas ideias, assim, compreendemos o importante papel dessa ferramenta como alternativa inovadora para potencializar a construção e efetivação dos saberes. Percebemos, por fim, a partir da análise dos dados que os alunos detêm conhecimentos a respeito das questões ambientais ocorridas em suas comunidades, como atividade cultural inerente ao meio social que participam, porém não possuem conceitos profícuos dentro do campo científico. Assim, destaca-se quão importante é a presença das Ciências no espaço escolar aliada ao trabalho dos professores para o desenvolvimento da Argumentação Científica no processo de ensino e aprendizagem, trabalhando metodologias científicas, tecnológicas, inovadoras e adequadas à realidade escolar e social. ____ ABSTRACT: Science teaching enables students to have an breadth of concepts relevant to daily life, by intervening educational proposals that occur through the interaction between previous knowledge and new knowledge, in a non-arbitrary way and Contextualized. This approach concerns the idea of integration of the world and the need for constant changes in the educational scenario, allowing the student to read, interpret and express their opinion on subjects he understands science. The present research deals with a Didactic Sequence, addressing Queimadas as one of the axes of transversality and knowledge production. We aim to develop concepts about the environment linking ideals about Social Representations as a new didactic model. Thus, the research had descriptive and qualitative character from observations recorded by the researcher and questionnaires for 6th graders. The research was then carried out in a elementary school, located in the city of Codó, Maranhão, working discursive and debate activities, with the activity of Discussion Group; we also developed an experimental practice, with the activity called cumulative particle apparatus; and open questionnaires, proposing the production of drawings. Bibliographic surveys were also conducted to verify the theories underpraising the researched proposal. The results were expressive regarding the frequency of the Meaning Units used by the students as an answer to the research question. Therefore, students can identify fires, signaling causes, effects and consequences, besides using drawing as a tool to expose their ideas, thus we understand the important role of this tool as an innovative alternative to enhance the construction and effectiveness of knowledge. Finally, we perceive from the analysis of the data that students have knowledge about the environmental issues that occurred in their communities, as a cultural activity inherent to the social environment that participate, but do not have fruitful concepts within the scientific field. Thus, it stands out how important is the presence of sciences in the school space allied to the work of teachers for the development of Scientific Argumentation in the teaching and learning process, working scientific, technological methodologies, appropriate to the school and social reality.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleProposição de uma sequência didática sob o tema queimadas para a promoção da aprendizagem significativa no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeProposition of a didactic sequence under the theme burns to promote meaningful learning in science teachingpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.