Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | JESUS, Fernando De Cássio de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T12:44:58Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T12:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4725 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa contribuir com as discussões acerca da educação mediada pelo uso das tecnologias digitais que têm surgido e se diversificado ao longo das últimas décadas e influenciado mudanças comportamentais na sociedade. Considerou-se como foco principal de estudo o mundo virtual que tem proporcionado às pessoas interagirem umas com as outras em ambientes virtuais cada vez mais interativos e atrativos. Buscou-se analisar como esses ambientes são utilizados no dia a dia dos alunos, como podem impactar na educação e como os estudantes os veem para fins pedagógicos. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário aberto aplicado aos alunos do ensino médio, de conversas entre os envolvidos e de usos práticos do WhatsApp e do Instagram como proposta pedagógica de ensino e para coleta de informações. A análise de conteúdo revelou que essas redes sociais virtuais podem impactar de forma positiva a qualidade da educação quando utilizadas como ferramentas pedagógicas e, inclusive, como as próprias percepções dos estudantes influencia nesse impacto. _____ ABSTRACT This paper aims to contribute to discussions about education mediated by the use of digital technologies that have emerged and diversified over the last decades and influenced behavioral changes in society. The focus of study was the virtual world that has enabled people to interact with each other in increasingly interactive and attractive virtual environments. We sought to analyze how these environments are used in the daily lives of students, how they can affect education and how students see them for pedagogical purposes. For this, a qualitative research was conducted through an open questionnaire applied to high school students, conversations between those involved and practical uses of WhatsApp and Instagram as a pedagogical teaching proposal and for collecting information. Content analysis revealed that these virtual social networks can positively impact the quality of education when used as pedagogical tools and even how students' own perceptions influence this impact. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | TIC’s | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais virtuais | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | TIC’s | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Virtual social networks | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | pt_BR | |
dc.title | Educação e tecnologias: o uso de redes sociais virtuais no ensino de biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Education and technologies: the use of virtual social networks in teaching biology | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDO-JESUS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.