Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Helena Melo dos-
dc.date.accessioned2021-12-14T12:52:22Z-
dc.date.available2021-12-14T12:52:22Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4726-
dc.description.abstractSabe-se que a biologia faz parte do dia a dia da humanidade, contudo o ensino da disciplina está longe da realidade, neste sentido é fundamental que se contextualize os assuntos trabalhados na escola e no dia a dia dos alunos. A temática alimentação e nutrição podem e precisam ser trabalhados na escola para que se estabeleça uma relação entre a realidade dos estudantes e o conhecimento teórico. Dentro dessa temática está o conteúdo alimentação saudável, e assim como a alimentação faz parte do cotidiano fora da escola, também deve fazer parte dos hábitos escolares, dessa forma se torna importante e evidente aos estudantes a importância da educação alimentar para viver com saúde. O presente trabalho busca avaliar as compreensões dos educandos sobre educação alimentar e analisar como este tema é abordado no livro didático de biologia do Ensino Médio. A pesquisa do trabalho monográfico foi realizada no C.E. Reitor Ribamar Carvalho, localizado no município de Codó-MA. A análise do Livro Didático de Biologia foi realizada de acordo com os critérios do PNLD 2018. Os resultados construídos mostraram que a maioria dos estudantes não conhecem ou não sabem todos grupos de alimentos que precisam estar presentes nas refeições. Observou-se que mesmo com a presença de elementos complementares relacionado com o dia a dia no Livro Didático, porém, fica claro que estes não são satisfatórios, a pois são bastante sucintos e não aborda todos os grupos de alimentos quando comparado com outros livros didáticos de Biologia e não aborda com clareza o tema alimentação e nutrição, embora apresente imagens ilustrativas. De acordo com os relatos, apesar de não terem conhecimento sobre os grupos alimentares, a maioria dos educandos responderam que fazem uso da merenda escolar, suas insatisfações estão relacionadas com o cardápio e a quantidade, eles gostariam que a escola oferecesse outros tipos de alimentos na merenda. A pesquisa revelou ainda que o assunto educação alimentar não vem sendo trabalhado conforme determinado nos parâmetros da BNCC, PCNs e LDB, precisa ser mais discutido em sala de aula. _____ ABSTRACT It is known that biology is part of the daily life of humanity, however the teaching of the discipline is far from reality, there are two terms that make it impossible for the student to form relationships between the studied contents and their daily lives. In this sense, it is essential to contextualize the subjects worked at school and in the students' daily life. Cross-cutting themes can and need to be employed in order to establish a relationship between students' reality and theoretical knowledge. Within the cross- cutting theme Health is the theme healthy eating, and just as eating is part of everyday life outside school, it must also be part of school habits, so it becomes important and evident to students the importance of food education for a healthy life. and with health. This paper aims to evaluate students' understanding of food education and to analyze how this theme is approached in the high school biology textbook. The research of monographic work was carried out at C.E. Rector Ribamar Carvalho, located in Codó- MA. Data were acquired through previously prepared questionnaires that were applied to the school manager, the subject teacher and the students of the grades: 1st A and B; 2nd A; and 3rd A and B of the morning shift and 1st A and B; 2nd B; 3rd of the afternoon shift, a total of 61 students participated in the survey. The analysis of the Biology textbook was conducted according to the criteria of PNLD 2018. The results obtained showed that most students did not know or did not know all food groups that need to be present at meals. It was observed that even with the presence of complementary elements related to everyday life in the textbook, however, it is clear that these are not satisfactory, as they are very succinct and do not address all food groups when compared to other textbooks of Biology and does not clearly address the theme of food and nutrition, although it presents illustrative images. According to the reports, although they are unaware of the food groups, most of the students answered that they make use of the school meals, their dissatisfaction is related to the menu and the amount, they would like the school to offer other types of food in the school. Snack The research also revealed that the subject food education has not been addressed as determined by the parameters of BNCC, PCNs and LDB, needs to be further discussed in the classroom.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectNutrition educationpt_BR
dc.subjectNutritionpt_BR
dc.titleEnsino de biologia e educação alimentar: estudo de caso em uma escola da rede estadual na cidade de Codó-MApt_BR
dc.title.alternativeBiology and food education teaching: case study in a state school in the city of Codó-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELENA-SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.