Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4728
Título: Aplicação de uma sequência didática de ciências contemplando a “leitura de andaime” como ponte para compreensão do universo químico
Título(s) alternativo(s): Application of a didactic science sequence contemplating the "scaffold reading" as a bridge to understanding the chemical universe
Autor(es): CONCEIÇÃO, Luis Eduardo da
Palavras-chave: Ensino de ciência
Ensino de química
Literatura infanto-juvenil
Leitura de andaime
Science teaching
Chemistry teaching
Scaffold reading
Data do documento: 18-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A atual necessidade de leitura é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. O estado do Maranhão, por exemplo, apresenta índices de letramento insuficiente em comparação às outras regiões. Dentre as cidades que compõem o estado do Maranhão, a Cidade de Codó vem apresentando nos últimos 10 anos taxas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) abaixo da estimatíva esperada, principalmente ao se referir a letramento e Interpretação de Texto (BRASIL, INEP/MEC). É nesse contexto que se levanta a questão do uso da literatura no ensino de ciências como mediadora da aprendizagem pelas interações entre textos e sujeitos, como um meio de construir, amparar, organizar e ampliar as interações sociais entre os professores, seus alunos e a comunidade escolar (SILVA, 2002). Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver estratégia didático-pedagógica com uso de literatura infanto-juvenil como subsidio instrumental para a implementação de sequenciais didáticas em aulas de ciências (9º ano do Ensino fundamental - módulo químico). Seleção e analise de uma obra Classica Brasileira,Serões de Dona Benta do Escritor José Bento Renato Monteiro Lobato e analise do livro, logo após teve a sistematização de uma proposta de leitura Grave & Graves, (1995, p.1) ―leitura de andaime (scoffolding) pré-leitura, leitura e pós-leitura‖. Nos resultados do trabalho com um clássico da literatura e a utilização da Sequência Didática mostrou-se positivo e o resultado dessa experiência com uma proposta de leitura andaime (scaffolding) possibilitou um envolvimento dos alunos por meio dos questionamentos motivacional da obra, por meio de uma atividade ―CONTE ESSA HISTÓRIA‖ por meio dela, obterver-se os sequintes produtos: Três Historia em Quadrinho-HQs, Um Experimento gravado em video e, último não conclui o trabalho. Os resultados mostraram que os alunos estão mais participativo interessado nas aulas, durante as atividades orais, leitura e escrita, bem como, apresentações em público das produção de textos. ____ ABSTRACT The current need for reading is one of the most important skills to be worked on with the student, especially after recent research that points out that this is one of the main deficiencies of the Brazilian student. In the state of Maranhão, for example, it has insufficient literacy rates compared to other regions. Among the cities that make up the state of Maranhão, the City of Codó, which has presented in the last 10 years rates of the Basic Education Development Index (IDEB) below the expected estimate, especially when referring to literacy and text interpretation (BRANDÃO, 2017; BRASIL, INEP / MEC). It is in this context that the question of the use of literature in science teaching as a mediator of learning through the interactions between texts and subjects is raised as a means of constructing, supporting, organizing and expanding social interactions between teachers, their students and the community (Silva, 2002). This research aims to develop didactic-pedagogical strategy with the use of children's literature as an instrumental subsidy for the implementation of didactic sequencing in science classes (9th year of elementary school - chemical module). Selection and analysis of a Classica Brasileira work Serões de Dona Benta by the writer José Bento Renato Monteiro Lobato and analysis of the book, after the systematization of a reading proposal Grave & Graves, (1995, p.1) "reading of scaffolding scoffolding) pre-reading, reading and post-reading ". In the results of the work with a classic of the literature and the use of the Didactic Sequence was positive and the result of this experiment with a proposal of reading scaffolding made possible an involvement of the students through the motivational questioning of the work. The results showed that students are more participant interested in classes, during oral activities, reading and writing, as well as, public presentations of the production of texts.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4728
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS EDUARDO-CONCEIÇÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.