Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4733
Título: Prevalência da Síndrome de Burnout em professores da rede pública estadual de ensino em um município do nordeste brasileiro
Título(s) alternativo(s): Prevalence of Burnout Syndrome in state public school teachers in a municipality in northeastern Brazil
Autor(es): GUEVARA, Iron da Ressurreição
Palavras-chave: Epidemiologia
Bburnout
Docentes
Ensino
Epidemiology
Burnout
School teachers
Education
Data do documento: 21-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Objetivos: Determinar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) entre os professores vinculados à rede estadual de ensino no município de Imperatriz-MA. Métodos: Participaram 198 professores que lecionam em 21 escolas no município de Imperatriz-MA, investigados no período de janeiro a março de 2019, por meio de questionário socioeconômico abrangendo características relacionadas ao trabalho e o Cuestionario para la evaluacion del síndrome de quemarse por el trabajo versão brasileira para profissionais da educação. Foram realizadas estatística descritiva e a análise dos fatores relacionados à SB por meio do teste de Qui-quadrado. Resultados: Mulheres (n = 155), entre 40 e 49 anos, pós-graduadas, com atuação na docência de 21 à 30 anos, lecionando em uma carga horária semanal de 31 à 40 horas, foram o público prevalente. Os principais fatores estressantes foram a renda pessoal, a carga horaria semanal e a prática regular de atividade física. A prevalência do burnout com percentil crítico (pontuações situadas em nível crítico, maior que o percentil 90) foi de 38,4% no Perfil 1; 11,1% no perfil 2; e de 45,5%, 29,3%, 14,1% e 22,7% nas dimensões de ilusão pelo trabalho, desgaste psíquico, indolência e culpa respectivamente. Conclusão: O perfil da população acometida pela Síndrome de Burnout foi semelhante a estudos previamente realizados por outros autores. Entretanto, a prevalência dos perfis 1 e 2 encontrados destoaram com a literatura encontrada, visto que foram obtidos valores três vezes maiores em relação à média nacional. __ABSTRACT Objectives: To determinate the prevalence of burnout syndrome (SB) among teachers linked to the state public system of education in the city of Imperatriz-MA. Methods: Participants included 198 teachers that work in 21 High Schools in the city of Imperatriz-MA, which were investigated in the period from january to march of 2019, using a self-administered questionnarie developed by the authors , covering socioeconomic characteristics that influence at work and the Cuestionario para la evaluacion del síndrome de quemarse por el trabajo brazillian version for teachers. Descriptive statistics and analysis of factors associated with burnout syndrome were done using the Chi-square test. Results: Most are women (n = 155), between 40-49 years, post-graduated, that have been teaching for 21-30 years and have a weekly workload of 31-40 hours, were the prevailing public. The main stressors were family income, the weekly workload and the regular practice of physical activity. The prevalence of burnout syndrome with a high score (scores between percentil 66-89, high level; and greater than percentil 90, critical) was 38,4% in profile 1; 11,1% in profile 2; and 45,5%, 29,3%, 14,1% and 22,7% in dimensions of ilusion by work, mental exhaustion, indolence and guilt respectively. Conclusions: The profile of the population affected by burnout syndrome was similar to some previous researches that were made by othe authors. However, the prevalence of profiles 1 and 2 found diverged with the literature found, since the values obtained were three times higher than the national average.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4733
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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