Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Francisca Elinalva Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T15:23:56Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T15:23:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4739 | - |
dc.description | Environmental Education is considered a cross-cutting theme in the Brazilian school curriculum, extremely important in combating negative environmental impacts and considering the power of transformation that it can cause, especially with regard to behavioral change, it becomes essential for preservation and /or conservation of natural resources. In this sense, the school environment stands out as an important space where environmental education should be promoted. Among the various resources through which formal environmental education can be worked, the use of photographs stands out as having great didactic potential in the current educational context. Thus, this study aimed to analyze the photographs that portray environmental problems that occurred in the municipality of Codó (MA) as teaching tools for Formal Environmental Education among students of Elementary School Final Years. This research is a case study with application of questionnaires to teachers and students at the Carlos Henrique Santos Pires Municipal School, located in the rural area of the municipality of Codó (MA). Based on the answers to the questionnaires applied to the school's teachers, it was found that it is already the practice of the study's teachers to discuss environmental issues in the classroom. Regarding the students' responses, it was found that they have a significant perception of environmental problems, identify and discuss the impacts observed, which also demonstrates that there is an approach to environmental issues in the school community in which they belong. Environmental Education carried out with the use of photographs brings multiple possibilities of observation and analysis of environmental impacts by teachers and students, allowing to contextualize a theme that presents itself as a problem at a global level, but which requires a strategic local approach, in order to involve students with the problems that are part of their reality, and that their resolutions permeate access to knowledge and knowledge to transform their socio-environmental realities. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental é considerada um tema transversal no currículo escolar brasileiro, de extrema importância no combate aos impactos ambientais negativos e considerando o poder de transformação que a mesma pode causar, principalmente no que se refere à mudança comportamental, torna-se primordial para preservação e/ou conservação dos recursos naturais. Neste sentido, o ambiente escolar destaca-se como sendo um importante espaço onde se deve promover educação ambiental. Dentre os diversos recursos pelos quais pode-se trabalhar a educação ambiental formal, destaca-se o uso de fotografias como tendo grande potencial didático no contexto educacional atual. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral analisar as fotografias que retratam problemas ambientais ocorridos no município de Codó (MA) como ferramentas didáticas para Educação Ambiental Formal entre estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso com aplicação de questionários para docentes e estudantes da Escola Municipal Carlos Henrique Santos Pires, localizada na zona rural do município de Codó (MA). A partir das respostas dos questionários aplicados aos professores da escola, verificou-se que já é prática dos docentes do estudo a discussão das questões ambientais em sala de aula. Em relação às respostas dos estudantes, constatou-se que os mesmos têm significativa percepção dos problemas ambientais, identificam e discutem acerca dos impactos observados, o que demonstra também que há abordagem da problemática ambiental na comunidade escolar na qual fazem parte. A Educação Ambiental realizada com a utilização de fotografias traz múltiplas possibilidades de observação e análise dos impactos ambientais por professores e estudantes, permitindo contextualizar uma temática que apresenta-se como problema a nível global, mas que exige uma abordagem local estratégica, de modo a envolver os estudantes com os problemas que fazem parte de sua realidade, e que suas resoluções perpassam o acesso ao conhecimento e saberes para transformarem suas realidades socioambientais. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental formal; | pt_BR |
dc.subject | Recursos Didáticos Imagéticos; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Formal Environmental Education; | pt_BR |
dc.subject | Image Teaching Resources; | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.title | O USO DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | pt_BR |
dc.title.alternative | THE USE OF PHOTOGRAPHY AS A TEACHING RESOURCE FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca Elinalva.pdf | 13,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.