Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LEITE, Fabiana de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T15:46:48Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T15:46:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4740 | - |
dc.description | The present work was developed through a research plan, inserted in research project in the line of training of science teachers and funded by CNPq (CNPq/Process: 440787/2019-0: Research on Science Teaching in Basic in Basic Education), which aims to study the development of teacher competencies teachers to mediate the construction of scientific literacy (SCI) since elementary Elementary School II. Science education is a priority for the country's development of the country, so it needs to be present in the various spheres of of education, especially in teacher training, enabling the understanding of science, not understanding of science, not simply as knowledge to be memorized but as a way to read and interpret the world. From this point of view, the objective was Therefore, we aimed to analyze the conception of undergraduate students of the course of Licenciatura em Natural Sciences/Biology undergraduates in a compulsory supervised internship situation (ESO) about the nature of science classes through experimentation. The methodology used was outlined in a qualitative perspective, making use of a mixed questionnaire as an instrument of data collection. The analytical dynamics treated the closed questions by interpretation in the quantitative direction. On the other hand, the answers the open questions of the questionnaire were treated from the perspective of content analysis. content analysis. The data analysis revealed that the trainees understand the importance of experimentation and the need to insert it into the natural sciences natural sciences classes and intend to use it when they become practicing teachers, even though they The data analysis revealed that the trainees understand the importance of experimentation and the need to insert it into the natural sciences classrooom. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido por meio de um plano de pesquisa, inserido em projeto de investigação na linha de formação de professores de ciências e financiado pelo CNPq (CNPq/Processo: 440787/2019-0: Pesquisa sobre o ensino de ciências na Educação Básica) que visa o estudo sobre o desenvolvimento de competências docentes para a mediação de construção de alfabetização cientifica (AC) desde o Ensino Fundamental II. A Educação Cientifica é uma prioridade para o desenvolvimento do país, dessa forma, precisa estar presente nas diversas esferas do ensino, principalmente na formação de professores, possibilitando o entendimento da ciência, não como simplesmente conhecimento a ser memorizado, mas com um caminho para ler e interpretar o mundo. Nessa ótica, objetivou-se, portanto, analisar a concepção dos licenciandos do curso de Licencatura em Ciências Naturais/Biologia em situação de estágio supervisionado obrigatório curricular (ESO) sobre a natureza da aula de ciências pelo viés da experimentação. A metodologia utilizada delineou-se na perspectiva qualitativa fazendo uso de um questionário misto como instrumento de coleta de dados. A dinâmica analítica tratou as questões fechadas por interpretação na direção quantitativa. Já as respostas advindas das questões abertas do questionário foram tratadas pela perspectiva da análise de conteúdo. A análise dos dados permitiu revelar que os estagiários compreendem a importância da experimentação e a necessidade de inseri-la nas aulas de ciências naturais e pretendem utilizá-la quando se fizerem docentes em exercício, ainda que observem entraves na efetivação desse intento. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Identidade Docente; | pt_BR |
dc.subject | Saberes Docentes; | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Teacher Identity; | pt_BR |
dc.subject | Teaching Knowledge; | pt_BR |
dc.subject | Experimentation | pt_BR |
dc.title | A FORMAÇÃO DE SABERES DOCENTES PELO VIÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: IMPRESSÕES INICIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE REFLEXIVA. | pt_BR |
dc.title.alternative | THE FORMATION OF TEACHERS KNOWLEDGE THROUGH EXPERIMENTATION: INITIAL IMPRESSIONS FOR THE CONSTRUCTION OF AN IDENTITY REFLECTIVE TEACHER. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fabiana de Araújo Leite.pdf | 10,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.