Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SALAZAR, Romário Sobral | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T17:17:19Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T17:17:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4742 | - |
dc.description.abstract | As imagens passaram a ter grande importância no âmbito das pesquisas historiográficas e no contexto do ensino de História, sendo fundamental que os professores busquem conhecimento no campo da iconografia, uma vez que os livros didáticos estão repletos de imagens que carecem de uma abordagem analítica. Nesta perspectiva este estudo teve como ponto de partidos questionamentos como: De que forma as imagens podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem? Como as imagens são retratadas no livro didático de História do 1° ano do ensino médio e como são abordadas durante as aulas? Como a leitura pode contribuir para a interpretação de imagens?. Assim, objetivo foi de fazer uma discussão sobre o uso da linguagem visual em livro didático de História levando em consideração questões fundamentais como a prática da leitura iconográfica em sala de aula. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica com a leitura de obras que fundamentaram a discussão teórica, foram utilizados trabalhos de autores como Freire (2001); Schlichta (2004); Ferreira (2005); Kury (2006) Litz (2009); Burke (2010); Olim (2010); Cecatto e Junior (2011); Prodanov e Freitas (2013); Sampaio (2013); Ginity (2015). Foi realizado também trabalho de campo com a aplicação de questionários para educandos do 1 ano do ensino médio da escola Centro de Ensino Colares Moreira. Conclui-se que a leitura iconográfica de imagens dos livros didáticos são indispensáveis no ensino de História, para melhores resultados de aprendizagens, com a análise das informações coletadas na escola Centro de Ensino Colares Moreira identificou-se que a docente busca fazer uma abordagem das imagens dos livro didático utilizado, e que os educandos reconhecem a importância das imagens no seu processo de ensino-aprendizagem. ____ ABSTRACT Images have become of great importance in the scope of historiographic research and in the context of history teaching, and it is essential that teachers seek knowledge in the field of iconography, since textbooks are full of images that lack an analytical approach. In this perspective, this study had questions such as: How can images contribute to the teachinglearning process? How are the images portrayed in the history textbook of the 1st year of high school and how are they addressed during classes? How can reading contribute to the interpretation of images ?. Thus, the objective was to discuss the use of visual language in a history textbook, taking into account fundamental issues such as the practice of iconographic reading in the classroom. The methodology consisted of bibliographic research with the reading of works that supported the theoretical discussion, works by authors such as Freire (2001); Schlichta (2004); Ferreira (2005); Kury (2006) Litz (2009); Burke (2010); Olim (2010); Cecatto and Junior (2011); Prodanov and Freitas (2013); Sampaio (2013); Ginity (2015). Fieldwork was also carried out with the application of questionnaires for students of 1 year of high school at Centro de Ensino Colares Moreira. It is concluded that the iconographic reading of images from textbooks are indispensable in the teaching of History, for better learning results, with the analysis of the information collected at the Centro de Ensino Colares Moreira it was identified that the teacher seeks to approach the images the textbook used, and that students recognize the importance of images in their teaching-learning process. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Iconografia | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Iconography | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.title | Uma análise acerca do uso da imagem em livro didático de história do ensino médio utilizado na escola Centro de Ensino Colares Moreira: iconografia como ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.title.alternative | An analysis of the use of the image in a high school history textbook used at the Colares Moreira Teaching Center school: iconography as a pedagogical tool | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROMÁRIO-SALAZAR.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.