Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4743
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dc.contributor.authorFEITOSA, Tátila Danielle Cardoso-
dc.date.accessioned2021-12-16T17:24:43Z-
dc.date.available2021-12-16T17:24:43Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4743-
dc.description.abstractA estigmatização é uma prática comum e acontece corriqueiramente dentro dos espaços da sociedade desde os tempos mais remotos e ocorre quando por alguma marcação o indivíduo é considerado incomum. As práticas discriminatórias e segregadoras são decorrentes de diversos estigmas sociais. O presente estudo buscou compreender como a estigmatização de um indivíduo pode provocar a segregação destes na relação social estabelecida dentro do ambiente escolar. Utilizei como estratégia metodológica a revisão bibliográfica da obra: Notas sobre a Manipulação da Identidade deteriorada de Erving Goffman. A pesquisa caracteriza-se em um trabalho baseado numa perspectiva dialética que fora conduzida por estudo de caso, exploratório, descritivo, explicativo e bibliográfico (Segundo a taxionomia de Vergara, 2003). O processo de observação, descrição e análise dos fatos considerou os acúmulos da experiência de estágio curricular obrigatório nas Escolas Municipais São Francisco e Carlos Gomes, no município de Codó-MA, no ano de 2019. A descrição e comparação dos fatos ocorridos nas escolas priorizaram as estruturas de apoio, tanto físicas quanto pedagógicas, para alunos estigmatizados incluindo ainda, as interferências da família do discente deficiente como fator imprescindível e indissociável para o desenvolvimento do discente. ____ ABSTRACT Stigmatization is a common practice and has been common in society since the most remote times and occurs when by some mark the individual is considered unusual. Discriminatory and segregating practices are the result of different social stigmas. The present study sought to understand how the stigmatization of an individual can cause their segregation in the social relationship established within the school environment. I used as a methodological strategy the bibliographic review of the work - Notes on Erving Goffman's deteriorated identity manipulation. The research is characterized in a work based on a dialectical perspective that was conducted by a case study, exploratory, descriptive, explanatory and bibliographic (According to Vergara's taxonomy, 2003). The process of observation, description and analysis of the facts considered the accumulations of the experience of mandatory curricular internship at Municipal Schools São Francisco and Carlos Gomes, in the municipality of Codó-MA, in 2019. The description and comparison of the facts that occurred in the schools prioritized the support structures, both physical and pedagogical, for stigmatized students, including the interferences of the disabled student's family as an essential and inseparable factor for the student's development.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEstigmatizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDeficientept_BR
dc.subjectCodópt_BR
dc.subjectStigmatizationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDeficientpt_BR
dc.subjectCodópt_BR
dc.titleEstigmatização e inclusão de crianças deficientes nas escolas municipais São Francisco e Carlos Gomes, em Codó-MA.pt_BR
dc.title.alternativeStigmatization and inclusion of disabled children in municipal schools São Francisco and Carlos Gomes, in Codó-MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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