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Título: O uso de jogos didáticos para a prevenção de ISTs na adolescência
Título(s) alternativo(s): The use of educational games for the prevention of STIs in adolescence
Autor(es): SILVA, Mayara dos Santos
Palavras-chave: Infecções sexualmente transmissíveis
Jogos educativos
Saúde pública
Sexually transmitted infections
Educational games
Public health
Data do documento: 20-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) se constituem um sério problema de Saúde Pública no país e os jovens estão mais vulneráveis a essas infecções, fazendo-se necessária uma maior sensibilização desse público. Pesquisadores da área de ensino afirmam que o uso de jogos didáticos têm sido uma das estratégias mais utilizadas para que os alunos compreendam o conteúdo escolar de forma significativa. O presente trabalho abordou a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) por meio de jogos didáticos, em adolescentes em idade escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da Capes e no Google acadêmico para a busca de artigos e sites educativos que abordavam o tema da pesquisa. Realizou-se também um levantamento de jogos didáticos utilizados como atividades práticas em sala de aula, confeccionados com materiais de fácil acesso e baixo custo e que têm por objetivo trabalhar o conteúdo de ISTs. Os autores pesquisados descrevem que as atividades práticas com materiais de baixo custo despertam nos alunos grande interesse e permitem maior assimilação do conteúdo, se constituindo uma ferramenta didática facilitadora a ser utilizada pelas escolas para a prevenção de ISTs na adolescência, uma vez que a informação garante o maior uso de medidas sexuais protetivas. ____ ABSTRACT Sexually transmitted infections (STIs) are a serious public health problem in the country and young people are more vulnerable to these infections, making it necessary to raise awareness among this public. Teaching researchers affirm that the use of educational games has been one of the most used strategies for students to understand school content in a meaningful way. The present work addressed the prevention of sexually transmitted infections (STIs) through educational games, in school-age adolescents. A bibliographic search was carried out on the Capes Journals Portal and on Google Scholar to search for educational articles and websites that addressed the research topic. There was also a survey of didactic games used as practical activities in the classroom, made with materials of easy access and low cost and whose objective is to work on the content of ISTs. The researched authors describe that practical activities with low-cost materials arouse great interest in students and allow greater assimilation of content, constituting a facilitating didactic tool to be used by schools for the prevention of STIs in adolescence, since the information guarantees the greater use of protective sexual measures.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4746
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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