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http://hdl.handle.net/123456789/4762
Título: | Avaliação da qualidade de sono associada ao rendimento acadêmico de estudantes de Medicina |
Título(s) alternativo(s): | Assessment of sleep quality associated with academic performance of medical students |
Autor(es): | AMORIM, Rafael Montes |
Palavras-chave: | Sono Memória Aprendizado Sleep Memory Apprenticeship |
Data do documento: | 17-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO OBJETIVO: Analisar a relação entre a qualidade de sono e o rendimento acadêmico de estudantes de medicina da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. MÉTODOS: Participaram do estudo, 187 acadêmicos, entre o 1º e 10º período. devidamente matriculados no curso de medicina. A escolha da amostra foi feita por conveniência. Para avaliação da qualidade de sono foi utilizado o questionário Índice da qualidade do sono de Pittsburg (PSQI), e questionário estruturado para avaliar a percepção do discente sobre seu rendimento acadêmico. Os dados da amostra foram organizados em planilhas eletrônicas no Excel ® 2010 (Microsoft), transportados para o programa Software Statistical Package for the Social Sciences ® – (SPSS), versão 20. O nível de confiança adotado foi de 95%, com valor p significativo inferior a 0,05. RESULTADOS: Dos 187 participantes da pesquisa 55,1% eram do sexo masculino, no total 73,3% apresentaram qualidade de sono ruim. Os acadêmicos com qualidade de sono ruim dormiam em média 5,1 horas, e demoravam 23,8 minutos para dormirem. Entre os estudantes que referiram ter tido uma boa capacidade de aprender conteúdos no último mês 77,4% tinham uma qualidade de sono ruim, a maioria dos participantes, 88,2% acreditam que melhorando sua qualidade sono melhorariam seu desempenho acadêmico, e 89,8% creem que já foram prejudicados durante atividades curriculares por conta do sono. CONCLUSÃO: Foi encontrada alto índice de má qualidade de sono nos estudantes de medicina. Os resultados não encontraram relação significativa entre a qualidade de sono e o desempenho acadêmico dos estudantes de medicina.__ABSTRACT OBJECTIVE: To analyze the relationship between sleep quality and academic performance of medical students from the Federal University of Maranhão, campus of Empress. METHODS: 187 students participated in the study, between the 1st and 10th period. duly enrolled in the medical course. The choice of the sample was made by convenience. To assess sleep quality, the Index questionnaire was used. Pittsburg sleep quality assessment (PSQI), and a structured questionnaire to assess students' perception of their academic performance. The sample data were organized in spreadsheets in Excel ® 2010 (Microsoft), transported to the Software Statistical Package for the Social Sciences ® – (SPSS), version 20. The confidence level adopted was 95%, with a significant p value below 0.05. RESULTS: Of the 187 survey participants, 55.1% were male, in total 73.3% had poor sleep quality. Academics with quality of bad sleep slept an average of 5.1 hours, and it took 23.8 minutes to sleep. Among the students who reported having a good ability to learn contents in the last month 77.4% had poor sleep quality, most of the participants, 88.2% believe that improving their sleep quality would improve their academic performance, and 89.8% believe they have already been harmed during activities curricular activities on account of sleep. CONCLUSION: A high rate of poor sleep quality was found in students of medicine. The results did not find a significant relationship between quality of sleep and the academic performance of medical students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4762 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
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