Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4770
Título: Pelo direito de não ser uma explicação
Título(s) alternativo(s): For the right not to be an explanation
Autor(es): GOUVEIA, Roana da Silva
Palavras-chave: Pessoas trans
Universidade
Interseccionalidade
Decolonial
Trans people
University
Intersectionality
Decolonial
Data do documento: 17-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Neste trabalho apresento as reflexões sobre as experiências de sete pessoas trans, no contexto de São Luís – Maranhão, que estão ou já estiveram na universidade, pensando os desafios da transgeneridade frente à cisgeneridade nas várias esferas sociais até o acesso a esse espaço. Os dados da análise foram obtidos através de um questionário online, de caráter dissertativo. Em um primeiro momento fiz uma abordagem mais biográfica dos(as) entrevistados(as), em torno dos eixos “perfil” e “trajetória” do questionário, discutindo pontos importantes que se sobressaíram das respostas e os possíveis diálogos entre elas. Já adiante faço uma abordagem com base no terceiro eixo “marcadores sociais e experiências”, pensado para discutir sobre questões mais subjetivas referentes à autopercepção, leitura social e lugar no mundo.___ABSTRACT In this proposal I present the reflections on the experiences of seven trans people, in the context of São Luís – Maranhão, who are or have been at the university, thinking about the challenges of transgenderity in the face of cisgenerity, in many social spheres until access to this space. The analysis data were obtained through an online questionnaire, of an essay way. At first, I took a biographical approach of the interviews, around the “profile” and “trajectory” axis of the questionnaire, discussing important points that stood out from the answers and the possible dialogues between them. Already ahead, I make an approach based on the third axis “social markers and experiences”, designed to discuss more subjective issues regarding self-perception, social reading and place in the world.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4770
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Sociais do Campus do Bacanga

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