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http://hdl.handle.net/123456789/4771
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | ALMEIDA, Tereza Cristina Carvalho Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-27T14:30:37Z | - |
dc.date.available | 2021-12-27T14:30:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4771 | - |
dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho, INTERTEXTO CULTURAL: “festejos e motivos” afro-brasileiros no samba “Haja Deus" de Chico da Ladeira e Augusto Tampinha, faz uma análise da presença e importância da África na formação da sociedade brasileira, utilizando como fonte o Samba Haja Deus, criado em 1979 para a Escola de Samba Flor do Samba, agremiação carnavalesca do Município de São Luís, Estado do Maranhão, que é uma referência no cenário cultural e artístico desde sua criação. O estudo dos saberes da cultura africana e afro-brasileira presentes na letra do samba, se amplia com pesquisas e entrevistas com mestres da cultura popular e leitura aprofundada de autores citados e/ou presentes nas referências, demonstrando como a produção textual e o intercâmbio entre diversas manifestações artísticas, resulta num diálogo entre música e literatura, do qual destaca-se os conceitos e elementos marcantes entre o saber popular e o erudito, oriundos da sensibilidade do poeta que acondiciona, (no corpora do texto: África e Brasil, em uma dimensão social e histórica, artística e econômica), a cultura popular e acadêmica repletas de conhecimentos que proporcionam articular os Eixos Interdisciplinares do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros.__ABSTRACT This work, INTERTEXTO CULTURAL: “festejos e motivos” afro-brasileiros no samba “Haja Deus" de Chico da Ladeira e Augusto Tampinha, analyzes the presence and importance of Africa in the formation of Brazilian society, using the samba Haja Deus as a source, made in 1979 for the Escola Carnavalesca Flor do Samba, a carnival association in the city of São Luís, State of Maranhão, which is a reference in the cultural and artistic scene ever since its creation. The study of African and Afro-Brazilian culture knowledge present in the samba's lyrics expands with research and interviews with masters of popular culture and deep reading of authors that are cited and/or present in the references, demonstrating how textual production and exchange between several artistic manifestations results in a dialogue between music and literature, in which distinguished concepts and elements between popular and scholar knowledge stand out, coming from the poet's sensibility that it conditions, (in the body of the text: Africa and Brazil, in a social, historical, artistic and economical dimension), the popular and academic culture full of knowledge that allows articulating the Interdisciplinary Axes of the Interdisciplinary Degree in African and Afro-Brazilian Studies. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Samba-enredo | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Saberes africanos e afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Samba-enredo | pt_BR |
dc.subject | Popular culture | pt_BR |
dc.subject | African and Afro-Brazilian knowledge | pt_BR |
dc.title | Intertexto cultural: “festejos e motivos” afro-brasileiros no samba: Haja Deus, De Chico da Ladeira e Augusto Tampinha | pt_BR |
dc.title.alternative | Cultural intertext: Afro-Brazilian “festivities and motives” in samba: Haja Deus, De Chico da Ladeira and Augusto Tampinha | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TerezaCristina.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 363,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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