Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4775
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dc.contributor.authorMATOS, Erika Jordana Serra-
dc.date.accessioned2021-12-29T15:16:59Z-
dc.date.available2021-12-29T15:16:59Z-
dc.date.issued2021-04-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4775-
dc.description.abstractRESUMO Apresenta o estudo sobre o perfil e práxis do Bibliotecário de Referência que atua na Biblioteca Central da UFMA em relação a prática da Acessibilidade Atitudinal na mediação da informação aos usuários com deficiência. Discorre sobre o Serviço de Referência e Informação que aborda o seu histórico, o desenvolvimento e evolução na história das bibliotecas, assim como o processo de Referência relacionado a mediação da informação. Aborda sobre o perfil do Bibliotecário de Referência em relação ao seu papel, suas habilidades técnicas e humanísticas para a mediação da informação com os usuários com deficiência. Apresenta o conceito de Acessibilidade Atitudinal e sua importância na prática do Bibliotecário de Referência. Descreve a missão, papel e importância das Bibliotecas Universitárias principalmente no que diz respeito a mediação da informação no contexto da acessibilidade e inclusão. Tem como universo de pesquisa a Biblioteca Central da UFMA, tem como objeto de estudo as Bibliotecárias de Referência que atuam na Biblioteca Central. Objetiva analisar o perfil do Bibliotecário de Referência que atua na Biblioteca Central da UFMA e sua práxis no processo de mediação da informação aos usuários com deficiência. Com vista a alcançar o objetivo proposto, aplicou-se uma pesquisa de campo, com base na pesquisa bibliográfica e documental. Teve como intenção inicial a entrevista em campo, mas esse método sofreu mudanças devido ao atual contexto da pandemia, utilizou assim, como técnica, o questionário. Como principais resultados, aponta que com relação ao perfil das bibliotecárias todas são graduadas no curso de Biblioteconomia pela UFMA, que já haviam trabalhado em outros campos de atuação, com a formação em diferentes currículos. Identificou que os principais desafios na mediação da informação com os usuários com deficiência são: falta de conhecimento em Libras, formação adequada e falta de capacitação continuada. Constata que as Bibliotecárias de Referências consideram como as principais habilidades e competências: comunicação, empatia e ética. Evidencia que as Bibliotecárias de Referência percebem a importância da prática da Acessibilidade Atitudinal e consideram como essencial na prática da mediação, ao buscar atender o usuário da melhor forma mesmo com as barreiras existentes.___ ABSTRACT It presents the study about the profile and praxis of the Reference Librarian who works at the Central Library of UFMA in relation to the practice of Attitudinal Accessibility in the mediation of information to users with disabilities. It discusses the Reference and Information Service which covers its historic, the development and evolution in the history of libraries, as well as the Reference process related to information mediation. It approaches the profile of the Reference Librarian in relation to their role, their technical and humanistic skills for the mediation of information with users with disabilities. Presents the concept of Attitudinal Accessibility and its importance in the practice of the Reference Librarian. It describes the mission, role and importance of the University Libraries, especially regarding the mediation of information in the context of accessibility and inclusion. Its research universe is the Central Library of UFMA, and its object of study is the Reference Librarians who work at the Central Library. It aims to analyze the profile of the Reference Librarian who works at UFMA Central Library and her praxis on the process of information mediation to users with disabilities. In order to reach the proposed objective, it was applied to a field research, based on bibliographic and documental research. It had as initial intention the field interview, but this method suffered changes due to the current context of the pandemic, thus used as technique, the questionnaire. As main results, it points out that regarding the profile of the librarians, all of them graduated from the Librarianship course at UFMA, who had already worked in other fields, with training in different curriculum. It identified that the main challenges in the mediation of information with users with disabilities are: lack of knowledge in Libras, proper training and lack of intensive training. It finds that Reference Librarians consider as the main skills and competences: communication, empathy and ethics. It evidences that Reference Librarians realize the importance of the practice of Attitudinal Accessibility and consider it as essential in the practice of mediation, when seeking to meet the user in the best way even with the existing barriers.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectServiço de Referência e Informaçãopt_BR
dc.subjectBibliotecário de referênciapt_BR
dc.subjectAcessibilidade atitudinalpt_BR
dc.subjectBiblioteca Central da UFMApt_BR
dc.subjectReference and Information Servicept_BR
dc.subjectReference librarianpt_BR
dc.subjectAttitudinal accessibilitypt_BR
dc.subjectCentral Library of UFMApt_BR
dc.titleBibliotecário de Referência e Acessibilidade Atitudinal na Biblioteca Central da UFMApt_BR
dc.title.alternativeReference Librarian and Attitudinal Accessibility in the Library UFMA Centralpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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