Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4776
Título: Projetos de leitura da biblioteca do colégio Santa Teresa e o incentivo à formação do leitor
Título(s) alternativo(s): Reading projects at the Santa Teresa College library and encouraging reader education
Autor(es): CARVALHO, Jurai Borges
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Projetos de leitura
Formação de leitores
Colégio Santa Teresa
São Luís (MA)
School Library
Reading projects
Training of readers
Scholl Santa Teresa
São Luís (MA)
Data do documento: 27-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Estudo sobre projetos de incentivo à leitura na biblioteca do Colégio Santa Teresa, em São Luís – MA. Objetiva analisar como os projetos de incentivo à leitura têm contribuído para a formação do leitor e, especificamente, como são desenvolvidos pela bibliotecária. Compreende a pesquisa bibliográfica com os autores: Fonseca (2002); Gil (1988); Marconi e Lakatos (2017), realizada a partir de levantamento bibliográfico, publicações em meios físico e eletrônico, como: livros, artigos científicos e sites, que contribuíram de forma significativa para a revisão de literatura. Apresenta para compor o corpo teórico e análise da pesquisa: Campello (2012); Souza (2009); Roca (2012); Côrte e Bandeira (2011). Define a pesquisa documental com Minayo (2002); Marconi e Lakatos (2017), realizada com projetos elaborados pela biblioteca do Colégio Santa Teresa – fonte de análise da investigação e que buscou, a partir de questionamentos, conhecer a realidade da leitura com relação aos projetos desenvolvidos nesse local. Expõe os projetos de leitura desenvolvidos na biblioteca do Colégio Santa Teresa temos: Encontro Mágico, Clube de Leitura e o Salão de Leitura ―Literatura Maranhense‖, com a participação de alunos, Bibliotecária e professores. Descreve estudo realizado no ambiente da biblioteca escolar com a participação da Bibliotecária e de uma professora. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados o questionário com perguntas abertas enviado por e-mail e por aplicativo de mensagens. Comenta-se sobre a contribuição dos projetos de leitura dessa biblioteca escolar, visto que o estudo serve como base para expansão de olhares em outros contextos, como pós graduação (especialização, mestrado e doutorado) para trabalhar a teoria da leitura, o papel e a função da escola, no que tange à coordenação e à gestão, e, que, ao finalizar, visa expandir como efeito multiplicador a outras escolas: criar projetos de leitura semelhantes, de acordo com as teorias de Souza (2009); Piaget (2004); Chartier (2009); Côrte e Bandeira (2011); Roca (2012), dentre outros. Conclui que, os projetos de leitura da biblioteca do Colégio Santa Teresa têm contribuído para a formação de leitores, pois o interesse dos alunos pela leitura proporciona mais aprendizado nas disciplinas de modo geral, facilita a interpretação e aprimora a oralidade com a utilização de textos diversificados.___ ABSTRACT Study on reading incentive projects in the library of Colégio Santa Teresa, in São Luís - MA. It aims to analyze how reading incentive projects have contributed to the formation of the reader and, specifically, how they are developed by the librarian. Understands the bibliographic research with the authors: Fonseca (2002); Gil (1988); Marconi and Lakatos (2017), based on a bibliographic survey, published in physical and electronic media, such as: books, scientific articles, websites, which contributed significantly to the literature review. Presents to compose the theoretical body and analysis of the research: Campello (2012); Souza (2009); Roca (2012); Côrte and Bandeira (2011). Defines documentary research with Minayo (2002); Marconi and Lakatos (2017), carried out with projects prepared by the library of Colégio Santa Teresa - source of analysis of the research and which sought, through questions, to know the reality of reading in relation to the projects developed in this place. It exposes the reading projects developed in the library of Colégio Santa Teresa we have: Encontro Mágico, Clube de Leitura and the Reading Room ―Literatura Maranhense‖, with the participation of students, Librarian and teachers. It describes a study carried out in the school library environment, with the participation of the Librarian and a teacher. The questionnaire was used as an instrument for data collection, with open questions, sent by e-mail and by messaging application. It is commented on the contribution of the reading projects of this school library, since the study serves as a basis for expanding other perspectives in other contexts, such as post-graduation (specialization, master's and doctorate), to work on the theory of reading, the role and function of the school, in terms of coordination and management and which, at the end, aims to expand as a multiplier effect to other schools: to create similar reading projects, according to the theories of Souza (2009); Piaget (2004); Chartier (2009); Court (2011); Roca (2012), among others. It concludes that the reading projects of the library of Colégio Santa Teresa have contributed to the formation of readers, because the interest of students in reading provides more learning in the subjects in general, facilitates interpretation and improves orality, with the use of texts diversified.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4776
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga
TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JURAÍBOEGES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso609,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.