Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4777
Título: | As fanfictions e suas possibilidades na formação literária do leitor do século XXI |
Título(s) alternativo(s): | Fanfictions and their possibilities in the literary formation of the 21st century reader |
Autor(es): | GONÇALVES, Kayalla Winnie Carvalho |
Palavras-chave: | Fanfiction Leitores/autores Leitura digital Ciberliteratura Fanfiction Readers /authors Digital reading Cyberliterature |
Data do documento: | 29-Abr-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este estudo apresenta as fanfictions e suas possibilidades na formação literária do leitor do século XXI, tendo em vista a sua contribuição para inúmeras áreas de pesquisa, como a Biblioteconomia. Para isso investigamos como as fanfictions podem contribuir com a formação literária do leitor do século XXI, por meio da análise do perfil do leitor-autor do site Nyah!Fanfiction, a caracterização dos ambientes de fanfictions presentes na rede e a análise das práticas das fanfictions para a formação literária de novos leitores. Realizou-se então, uma pesquisa descritiva exploratória, com o universo da comunidade de leitores do site Nyah!Fanfiction, tendo como amostra os escritores da categoria livros do site Nyah!Fanfiction. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário online, contendo 17 questões de múltipla escolha via google forms, disponibilizado na rede social Facebook do site Nyah!Fanfiction, respondido por 32 entrevistados da amostra, no período de 13 de março a 16 de março de 2021. A análise dos dados ocorreu à luz dos objetivos específicos da pesquisa, divididos em três eixos principais, o que facilitou a interpretação dos resultados. Como teóricos optou-se em usar Chartier (1999), Padrão (2007), Jenkins (2009), Cavalcanti (2010), Neves (2011), Santaella (2012), Santaella (2014), Vargas (2015), Jenkins (2015), Jamison (2017), Conceição, Porto e Santos (2019), Cabral (2020) e Ferreira (2020). Como resultados, verificou se que as fanfictions contribuem para a formação literária do leitor do século XXI, ao motivarem seus leitores a lerem cada vez mais, a utilizarem sua imaginação para produção de conteúdo, que envolva a narrativa do livro com o qual mantém laços afetivos, e compartilhar histórias e aprendizados com outros leitores, pertencentes ao mesmo fandom.___ABSTRACT This study presents fanfictions and their possibilities in the literary formation of the 21st century reader, in view of their contribution to numerous research areas, such as Librarianship. For this we investigate how fanfictions can contribute to the literary formation of the 21st century reader, through the analysis of the reader-author profile of the Nyah! Fanfiction website, the characterization of the fanfiction environments present in the network and the analysis of fanfiction practices. for the literary formation of new readers. Then, an exploratory descriptive research was conducted, with the universe of the community of readers of the Nyah! Fanfiction website, having as a sample the writers of the books category of the Nyah! Fanfiction website. The technique used for data collection was the online questionnaire, containing 17 multiple choice questions via google forms, made available on the social network Facebook of the site Nyah! Fanfiction, answered by 32 interviewees in the sample, from March 13 to 16 March 2021. The analysis of the data took place in light of the specific objectives of the research, divided into three main axes, which facilitated the interpretation of the results. As theorists we chose to use Chartier (1999), Padrão (2007), Jenkins (2009), Cavalcanti (2010), Neves (2011), Santaella (2012), Santaella (2014), Vargas (2015), Jenkins (2015) ), Jamison (2017), Conceição, Porto e Santos (2019), Cabral (2020) and Ferreira (2020). As a result, it was found that fanfictions contribute to the literary formation of readers in the 21st century, by motivating their readers to read more and more, to use their imagination to produce content, involving the narrative of the book with which they maintain ties. affective, and share stories and learnings with other readers, belonging to the same fandom. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4777 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAYALLAWINNIE.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 838,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.