Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4778
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dc.contributor.authorSANTOS, Kevem Wesley Santos-
dc.date.accessioned2021-12-29T15:52:09Z-
dc.date.available2021-12-29T15:52:09Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4778-
dc.description.abstractRESUMO Este estudo busca compreender a música como um instrumento capaz de proporcionar a emancipação humana a partir de sua natureza informacional. Pretende possibilitar o desenvolvimento da autonomia do pensamento crítico, bem como a construção de sujeitos emancipados ideologicamente, capacitados e encorajados para intervir de forma assertiva na sociedade que tem como característica um conjunto de desigualdades, entre os quais, a de acesso às diversas linguagens. O estudo tem como objetivos compreender o que é emancipação humana; perceber o controle social, na ótica marxista, e os déficits criados pelo sistema na educação, sobretudo na alfabetização, com o intuito de manter a ordem vigente. Visa ainda compreender que a linguagem musical constrói valores, pensamentos e impulsiona atitudes, devido a sua natureza informacional e por ser um reflexo das relações sociais. Almeja também identificar as potencialidades da linguagem musical no processo de ensino e aprendizagem e; por fim, evidenciar a função e possibilidades da linguagem artística, dentre elas, a música, no âmbito da biblioteca para o fomento da alfabetização e da leitura através de ações culturais. Para tanto, a metodologia empregada foi a pesquisa exploratória empregando o método marxista e tem como categorias centrais a emancipação humana, o controle social, a alienação e a ideologia. Assim, contextualiza como o sistema capitalista cria estratégias para evitar o surgimento de forças revolucionárias que questionem a ordem vigente, através de um controle social, que busca manter a hierarquia social de forma intacta e inabalável. Aborda a internalização de valores capitalistas, incorporada pelas instituições educacionais, com a filosofia de criar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, a fim de manter a máquina produtiva do capital gerando lucros e riquezas para a classe burguesa. Discute sobre as consequências negativas da internalização na alfabetização, ensino e aprendizagem e apresenta breves considerações sobre o atual panorama da leitura no Brasil e da realidade das bibliotecas no âmbito escolar. Destaca-se que o distanciamento da classe trabalhadora aos centros de produção artística é conservado pelas condições capitalistas criadas pelo sistema para preservar as desigualdades sociais e de acesso ao conhecimento. Expõe as potencialidades da música no ensino e aprendizagem, tendo em vista, o desenvolvimento de aspectos cognitivos, linguísticos, psicomotores e socioafetivos. Entende a biblioteca como um centro de cultura, educação e integração social com possibilidades de oferecer condições para a classe trabalhadora ter acesso à criação artística das diversas manifestações culturais, proporcionando o desenvolvimento da cidadania e a inclusão social através do acesso ao conhecimento artístico cultural. Apresenta uma proposta de ação cultural para fomentar a leitura de obras literárias em bibliotecas escolares utilizando a intertextualidade de músicas e o auxílio de demais linguagens artísticas. Conclui que o processo de educar através das linguagens artísticas, resume-se ao redimensionamento do homem para ultrapassar a sua situação de comodidade, isto é, libertar-se da menoridade rumo à emancipação. Sendo papel da biblioteca no contexto da luta de classes, garantir o acesso à tais fontes informacionais que são indispensáveis e essenciais para a formação leitora, e que vem ao longo do tempo sendo privatizadas e privilegiando a classe burguesa. __ABSTRACT This study seeks to understand music as an instrument capable of providing human emancipation from its informational nature and, as such, enables the development of critical thinking autonomy, as well as the construction of ideologically emancipated subjects, trained and encouraged to intervene in a assertive in society that has a set of inequalities, including access to languages. The study aims to understand what human emancipation is; we perceive the social control and the deficits created by the systems in education, especially in literacy, in order to maintain the current order; understand that a musical language builds values, thoughts and impulse attitudes, due to its informational nature and because it is a reflection of social relations; identify as potentialities of the musical language in the teaching and learning process and; finally, to highlight the function and possibilities of artistic language, among them, music, within the scope of the library for the promotion of literacy and reading through cultural actions. For that, the methodology used was exploratory research using the Marxist method and its central categories are human emancipation, social control and ideology. Thus, it contextualizes how the capitalist system creates an objective to prevent the emergence of revolutionaries who question the current order, through social control, which seeks to maintain a social hierarchy in an intact and unshakable manner. It addresses the internalization of capitalist values, incorporated by educational institutions, with the philosophy of creating qualified labor for the labor market, in order to maintain the productive machine of capital generating profits and wealth for the bourgeois class. It discusses the negative consequences of internalization in literacy, teaching and learning and presents brief considerations about the current panorama of reading in Brazil and the reality of libraries in the school environment. It is noteworthy that the distancing of the working class from centers of artistic production is preserved by the capitalist conditions created by the system to preserve social inequalities and access to knowledge. It exposes the potential of music in teaching and learning, with a view to the development of cognitive, linguistic, psychomotor and socio-affective aspects. It understands the library as a center of culture, education and social integration with possibilities to offer conditions for the working class to have access to the artistic creation of the diverse cultural manifestations, providing the development of citizenship and social inclusion through access to cultural artistic knowledge. It presents a proposal for cultural action to encourage the reading of literary works in school libraries using the intertextuality of music and the help of other artistic languages. It concludes that the process of educating through artistic languages, boils down to the resizing of man to overcome his situation of comfort, that is, to free himself from the minority towards emancipation. Being the role of the library in the class struggle, guaranteeing access to such informational sources that are indispensable and essential for reading education, and that over time have been privatized and privileging the bourgeois class.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectAção culturalpt_BR
dc.subjectEmancipação humanapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectLibrarypt_BR
dc.subjectCultural actionpt_BR
dc.subjectHuman emancipationpt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.titleA música como elemento de emancipação humana e a biblioteca como espaço de socialização da linguagem musicalpt_BR
dc.title.alternativeMusic as an element of human emancipation and the library as a space for socializing musical languagept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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