Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Ana Cristina da-
dc.date.accessioned2022-01-21T14:52:13Z-
dc.date.available2022-01-21T14:52:13Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4793-
dc.descriptionThe theme arose due to the growing number of students with learning difficulties. This work shows the possible problems that interfere in this process. Thus, the issue is: what is the role of the teacher in the education of students with learning difficulties? Having as general objective: to analyze the learning difficulties of students in the 5th year of elementary school, at the Pica Pau Municipal School, in the city of Codó-MA. In the context of the school and the teacher's perspective, a research was carried out with a qualitative and quantitative approach, and a bibliographic research was carried out with analyses, concepts, consultations to methodologies, based on expert authors, such as: Campos (2013), Ferreiro (2001), José and Coelho (1997), Piaget (1998), Vygotsky (1991), among others. Therefore, questionnaires were made with teachers, using technological means: Whats App and Google Forms Platform. This work concludes with the confirmation of learning difficulties and the need to seek reflections on the pedagogical practices used to overcome them, emphasizing the professional commitment in the search for strategic methodologies to improve the teaching process.pt_BR
dc.description.abstractO tema surgiu devido o número cada vez maior de alunos com dificuldade de aprendizagem. Este trabalho mostra os possíveis problemas que interferem neste processo. Desta forma, a problemática é: qual o papel do professor na educação de alunos com dificuldade de aprendizagem? Tendo como objetivo geral: analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Pica Pau, no município de Codó-MA. Sob o contexto da escola e da ótica do professor realizou-se uma pesquisa com enfoque qualitativo e quantitativo, e ainda foi feita pesquisa bibliográfica com análises, conceitos, consultas às metodologias, fundamentando-se em autores especialistas, tais como: Campos (2013), Ferreiro (2001), José e Coelho (1997), Piaget (1998), Vygotsky (1991), dentre outros. Para tanto, foram feitos questionários com professores, utilizando-se os meios tecnológicos: Whats App e Plataforma do Google Forms. Conclui-se com esse trabalho a confirmação das dificuldades de aprendizagem e a necessidade de buscarem-se reflexões sobre as práticas pedagógicas utilizadas para poder superá-las, ressaltando o comprometimento profissional na busca de metodologias, estratégicas, para melhorias do processo de ensino.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagem;pt_BR
dc.subjectLeitura;pt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLearning difficulty;pt_BR
dc.subjectReading;pt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS DE ALUNOS DO 5º ANO, ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PICA PAU DE CODÓ – MA.pt_BR
dc.title.alternativeLEARNING DIFFICULTIES FOR 5TH GRADERS, TEACHING FUNDAMENTAL OF THE SCHOOL PICA PAU DE CODÓ - MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CRISTINA DA SILVAvec.pdfTCC de Graduação10,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.