Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4794
Título: PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE TIMBIRAS/MA: quebrando paradigmas.
Título(s) alternativo(s): TEACHERS WITH PHYSICAL DISABILITIES IN THE EDUCATIONAL CONTEXT OF TIMBIRAS/MA: breaking paradigms.
Autor(es): SILVA, Bianca Carneiro da
Palavras-chave: Professores com deficiência;
Acessibilidade;
Inclusão;
Teachers with disabilities;
Accessibility;
Inclusion
Data do documento: 11-Nov-2021
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa tem como tema Professores com Deficiência Física no Contexto Educacional de Timbiras/MA: Quebrando Paradigmas, tendo por objetivo investigar a presença de profissionais com deficiência física e/ou necessidades especiais nas unidades de ensino do município de Timbiras, localizado no Estado do Maranhão. Os principais autores que sustentaram as reflexões deste estudo foram: Mantoan (2002); Figueira (2013); e Silva e Helal (2017), que elencam e debatem os comportamentos, hábitos e/ou condutas sociais que influenciam o modo de vida em sociedade, e os reflexos que estes modos interferem no processo de inclusão. Estes autores aqui citados colaboram na atividade metodológica adotada, de cunho qualitativo, partindo da análise dos argumentos dados em entrevistas por gestores, supervisores e pela Secretária Municipal de Educação. Identificamos que no quadro de profissionais da educação do munícipio não temos dados de professores com algum grau de deficiência atuando em sala de aula, constatamos, no entanto, a presença de supervisores escolares, desempenhando suas funções. Para tanto, nossa pesquisa se pautou na experiência e relato destes profissionais pontualmente. Concluímos que, apesar de termos ao nosso dispor leis e sansões que viabilizam e garantem o direito das pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais nos diversos âmbitos da sociedade, nos pautando aqui principalmente no ambiente escolar, podemos notar ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar o que pretendemos e entendemos por inclusão.
Descrição: This research has as its theme Teachers with Physical Disabilities in the Educational Context of Timbiras/MA: Breaking Paradigms, aiming to investigate the presence of professionals with physical disabilities and/or special needs in the teaching units of the municipality of Timbiras, located in the State of Maranhão. The main authors who supported the reflections of this study were: Mantoan (2002); Fig Tree (2013); and Silva and Helal (2017), who list and debate the behaviors, habits and/or social behaviors that influence the way of life in society, and the reflexes that these modes interfere in the inclusion process. These authors mentioned here collaborate in the methodological activity adopted, of a qualitative nature, starting from the analysis of the arguments given in interviews by managers, supervisors and the Municipal Secretary of Education. We identified that in the framework of municipal education professionals we do not have data from teachers with any degree of disability working in the classroom, however, we found the presence of school supervisors, performing their functions. To this do so, our research was based on the experience and reporting of these professionals punctually. We conclude that, although we have at our disposal laws and sanctions that enable and guarantee the right of people with disabilities and /or special needs in the various areas of society, based here mainly on the school environment, we can still note that we still have a long way to go to achieve what we want and understand by inclusion.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4794
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA CARNEIRO DA SILVAvec.pdfTCC de Graduação14,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.