Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4798
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dc.contributor.authorSILVA, Samira Lima-
dc.date.accessioned2022-03-26T14:20:42Z-
dc.date.available2022-03-26T14:20:42Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4798-
dc.descriptionWhile all children are vulnerable, those with disabilities are exposed to greater vulnerability due to negative traditional beliefs, social stereotypes, stigma and ignorance. This research deals with the existing relations and barriers between students with disabilities and education, specifying public policies aimed at education for this specific group. For this, changes in the social, political and economic context are necessary for the realization of a quality Inclusive Education, considering a model focused on human rights. Through this model, the inherent equality of all people is recognized, regardless of differences, abilities or disabilities. Since 1994, when many countries ratified UNESCO's renowned Salamanca Declaration on Social and Educational Inclusion, efforts have been made to include all children in school systems and thus reduce the mechanisms of social and educational exclusion. Based on this assumption, this research aims to analyze the Public Policies of inclusion in Brazil in contemporary times, seeking to understand the processes by which they are articulated to Special Education. For this, we will use as a methodological route to fulfill such objectives, the bibliographic research of the exploratory type, with a qualitative approach. As a result of the bibliographic survey carried out here, it became evident that, despite the fact that Inclusive Education has gained notoriety in modern pedagogy and even with a rich legislation in its favor, Public Policies have not yet been implemented in their entirety, not being enough to meet the educational needs of children with special educational needs, nor to face the challenges they face.pt_BR
dc.description.abstractEmbora todas as crianças sejam vulneráveis, aquelas com deficiência estão expostas a uma maior vulnerabilidade devido às crenças tradicionais negativas, estereótipos sociais, estigma e ignorância. Esta pesquisa trata sobre as relações e entraves existentes entre os alunos com deficiência e a educação, especificando as políticas públicas voltadas a educação para este grupo específico. Para isso, são necessárias mudanças no contexto social, político e econômico para a efetivação de uma Educação Inclusiva de qualidade, considerando um modelo voltado para os direitos humanos. Por meio desse modelo, a igualdade inerente a todas as pessoas é reconhecida, independentemente de diferenças, habilidades ou deficiências. Desde 1994, quando muitos países ratificaram a renomada Declaração de Salamanca da UNESCO sobre inclusão social e educacional, esforços têm sido feitos para incluir todas as crianças nos sistemas escolares e, assim, reduzir os mecanismos de exclusão social e educacional. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as Políticas Públicas de inclusão no Brasil na contemporaneidade, buscando compreender os processos pelos quais se articulam à Educação Especial. Para isso, utilizaremos como percurso metodológico para cumprimento de tais objetivos, a pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. Como resultados do levantamento bibliográfico aqui realizado, evidenciou-se que, apesar do fato da Educação Inclusiva ter ganho notoriedade na pedagogia moderna e mesmo com uma rica legislação a seu favor, as Políticas Públicas ainda não foram efetivadas em sua totalidade, não sendo o suficiente para atender às necessidades de educação das crianças com necessidades educacionais especiais e nem tampouco, encarar os desafios que elas enfrentam.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva;pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas;pt_BR
dc.subjectDesafios;pt_BR
dc.subjectInclusive education;pt_BR
dc.subjectPublic policy;pt_BR
dc.subjectPossibilidades;pt_BR
dc.subjectChallenges;pt_BR
dc.subjectPossibilitiespt_BR
dc.titleENSINO PARA TODOS: desafios e possibilidades das Políticas Públicas de Inclusão no Brasil.pt_BR
dc.title.alternativeEDUCATION FOR ALL: challenges and possibilities of Public Policies for inclusion in the Brazil.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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