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Título: EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO EM CODÓ-MA: Perspectivas do contexto educacional de ensino noturno no Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho.
Título(s) alternativo(s): SCHOOL SLAUGHTER IN HIGH SCHOOL IN CODÓ-MA: Context Perspectives night teaching at the Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho.
Autor(es): LIMA, Ayrlla Musane Oliveira
Palavras-chave: Ensino Médio;
Evasão Escolar;
Ensino Público;
High School;
School Dropout;
Public education
Data do documento: 3-Fev-2022
Editor: UFMA
Resumo: A educação brasileira passou por transformações importantes desde as últimas três décadas do século XX e as décadas do século XXI, sobretudo por marcos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei Nº 9.394/1996, entre outras. Porém, problemas como a evasão escolar/abandono ainda persistem, com destaque para o ensino médio noturno. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o contexto de evasão escolar dos estudantes do ensino médio noturno na escola estadual Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, com suporte teórico em trabalhos de autores como Gatti (1991), Digiácomo (2005), Azevedo (2011), Menezes (2011), Sousa (2011), Silva (2015), Diniz (2015), Silva Filho e Araújo (2017), legislações inerentes a educação e levantamento dos dados de evasão para o interstício de 2016 a 2020; foi também realizado trabalho de campo com a coleta de informações (dados) referentes a evasão escolar entre os anos de 2006 a 2020 do Ensino Médio noturno do Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho, os quais foram analisados. Os resultados apontaram que em 2016 de 128 matriculados nas turmas do ensino médio com cerca de 16,75% de evasões. O ano de 2017 teve 163 matriculados e 19,02% de evasões; 2018, 155 matriculados e 13,55% de evasões; 2019, ofertou cinco turma, com 242 matriculados e 26,03% de evasões, sendo o ano de maior registro no período analisado; e, em 2020, foram 175 matriculados e 4,57% de evasões. Considerando o período de 2016 a 2020 foram 863 alunos matriculados e 147 evasões, 17,03% do total. Segundo o Projeto Político Pedagógico da escola recebe alunos em contextos sociais, culturais e econômicos de vulnerabilidade, como: trabalhadores de lavoura, do comércio informal, de atividades domésticas ou prestadores de serviços de diaristas na maioria em situação de pobreza. Conclui-se, dentre outras coisas, que são muitos os fatores que contribuem para a desistência dos estudantes e torna-se necessário o fomento de políticas de permanência dos educandos.
Descrição: Brazilian education has undergone important transformations since the last three decades of the 20th century and the decades of the 21st century, mainly due to legal frameworks such as the Federal Constitution of 1988, Law No. 9,394/1996, among others. However, problems such as school dropout/dropout still persist, with emphasis on evening high school. The general objective of this work was to analyze the context of school dropout of night high school students at the state school Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho. The methodology consisted of bibliographic research, with theoretical support in works by authors such as Gatti (1991), Digiácomo (2005), Azevedo (2011), Menezes (2011), Sousa (2011), Silva (2015), Diniz (2015), Silva Filho and Araújo (2017), legislation inherent to education and survey of dropout data for the interstice from 2016 to 2020; Fieldwork was also carried out with the collection of information (data) regarding school dropout between the years 2006 to 2020 of the night High School of the Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho, which were analyzed. The results showed that in 2016 of 128 enrolled in high school classes with about 16.75% dropouts. The year 2017 had 163 enrolled and 19.02% dropouts; 2018, 155 enrolled and 13.55% dropouts; 2019, offered five classes, with 242 enrolled and 26.03% dropouts, being the year with the highest number of records in the analyzed period; and, in 2020, there were 175 enrolled and 4.57% evasions. Considering the period from 2016 to 2020, 863 students were enrolled and 147 dropouts, 17.03% of the total. According to the Political Pedagogical Project, the school receives students in vulnerable social, cultural and economic contexts, such as: agricultural workers, informal commerce workers, domestic workers or day laborers, most of whom are in poverty. It is concluded, among other things, that there are many factors that contribute to the dropout of students and it is necessary to promote policies for the permanence of students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4800
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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