Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4801
Título: QUASE DA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE ACERCA DO ESTIGMA DA MÃE-PRETA NO CINEMA BRASILEIRO ATRAVÉS DO FILME “QUE HORAS ELA VOLTA?” DE ANNA MUYLAERT.
Título(s) alternativo(s): ALMOST FROM THE FAMILY: AN ANALYSIS ABOUT THE STIGMA OF THE MÃE-PRETA IN BRAZILIAN CINEMA THROUGH THE FILM “QUE WHAT TIME DOES SHE COME BACK?” BY ANNA MUYLAERT.
Autor(es): MACHADO, Pamela Lorena Silva
Palavras-chave: Estigma;
Representatividade;
Interseccionalidade;
Mãe-Preta;
Cinema Brasileiro;
Stigma;
Representation;
Intersectionality;
Mammy;
Brazilian Cinema
Data do documento: 4-Fev-2022
Editor: UFMA
Resumo: Esse estudo objetivou compreender a representação da mulher negra na mídia e o seu papel na construção do imaginário brasileiro, que contribuem para a sua estigmatização. O cinema, como um importante veículo de comunicação e entretenimento, apresenta diversos estereótipos em suas produções que reforçam preconceitos. Além de contribuir para concepções e discursos que inferiorizam diversos grupos, em especial, as mulheres negras, pois, estas interseccionalizam marcadores de raça, gênero e classe. Nesse sentido, através da análise do filme “Que horas ela volta?” (2015) de Anna Muylaert, foram observadas as características e a trajetória da personagem Val que reconstroem o estereótipo escravista da Mãe-Preta, e levantam questões acerca do lugar da mulher negra e empregada doméstica na sociedade brasileira contemporânea. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva e qualitativa por meio da revisão bibliográfica e do diálogo com os teóricos e a descrição densa do longa-metragem. Com base nessa investigação, o trabalho se propôs a responder como a produção de Muylaert constrói esse estereotipo colonial por meio da narrativa e como ele se relaciona com o contexto histórico-social do país. Com isso, conclui-se que a figura da Mãe-Preta se reconstrói através da história de Val, mas espelhando-se nas mudanças sociais e históricas ao qual o país se encaminha, a trajetória da protagonista passa por uma desconstrução do estereotipo ao qual foi atribuída, desocupando o lugar ao qual foi destinada.
Descrição: This study aimed to understand the representation of black women in the media and their role in the construction of the Brazilian imagination that contribute to their stigmatization. Cinematography, as an important vehicle of communication and entertainment, presents several stereotypes in its productions that reinforce prejudices. In addition to contributing to conceptions and discourses that undermine various groups, especially black women, as they intersect markers of race, gender and class. Accordingly, through the analysis of "The Second Mother" (2015) by Anna Muylaert, the characteristics and trajectory of the character Val were observed, which reconstruct the slavering stereotype of "The Mammy", and raise questions about the place of black women and domestic servants in contemporary Brazilian society. The methodology used was descriptive and qualitative research through bibliographic review and dialogue with theorists and the dense description of the feature film. Based on this investigation, this essay offers an answer as to how Muylaert production builds and deconstructs this colonial stereotype through her narrative and how it relates to the Brazil historical and social context. In conclusion, the “Mammy” figure is reconstructed through the Val’s trajectory, but mirroring in the social and historical changes that the country is heading, the protagonist’s narrative goes through a deconstruction of the stereotype to which it was attributed to her, vacating the place to which it was intended.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4801
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pamela Machado.pdfTCC de Graduação37,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.