Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4805
Título: | Iconografia e ensino de História: uma análise de imagens da Era Vargas em livros didáticos do ensino médio utilizados na escola Centro de Ensino Colares Moreira em Codó/Ma |
Título(s) alternativo(s): | Iconography and history teaching: an analysis of images from the Vargas Era in high school textbooks used at the Centro de Ensino Colares Moreira school in Codó/Ma |
Autor(es): | CARMO, José Francisco Viana do |
Palavras-chave: | iconografias; ensino; História; Era Vargas; iconographies; teaching; History; Vargas Era. |
Data do documento: | 18-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO As imagens adquiriram grande importância no contexto da pesquisa historiográfica enquanto fontes, relevância que se estendeu para o campo educacional como recurso pedagógico estratégico no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é discutir representações sobre a Era Vargas através de imagens de livro didático num contexto pedagógico específico, sem perder de vista sua dimensão teórica e conceitual mais ampla. Desta forma, o presente estudo tem por base as seguintes questões: Como as imagens sobre a Era Vargas presentes no livro didático de História do 3º ano do Ensino Médio da Escola Colares Moreira (Codó – MA) retratam o período em questão? Quais as análises pertinentes encontradas no livro didático? Como o professor(a) utiliza metodologicamente as imagens para abordagem da Era Vargas na escola? Em que sentido as imagens podem contribuir para a compreensão histórica dos estudantes? Metodologicamente a pesquisa dialogou com Litz (2009); Burke (2010); Olim (2010); Silva (2010); Sampaio (2013); Ginity (2015); Gomes (2016); Amorim e Silva (2016); entre outros. Também foi realizado trabalho de campo, com a aplicação de questionário para os educandos do 3º ano do ensino médio. Os resultados apontaram a importância das iconografias no entendimento dos educandos, que asseveraram uma melhor aprendizagem com a exploração analítica das imagens, enxergando-as como documento, mais que simples ilustrações do livro.__ABSTRACT The images reached a highlighted position in the historiographical field as sources, whose relevance also have covered the educational area as a strategic pedagogical resource in the teaching-learning process. The aim of this work is to discuss representations about the images of Vargas Era in a specific pedagogical scenario, without neglecting its broader theoretical and conceptual dimension. Thus, the present study is based on the following questions: How do the images about the Vargas Era present in the 3rd year ensino médio Schoolbook of Escola Colares Moreira (Codó - MA) portray the period in question? What pertinent analyzes were found in the schoolbook? How does the teacher methodologically use images to approach the Vargas Era at school? In what sense can images contribute to students' historical understanding? Methodologically, the research dialogued with Litz (2009); Burke (2010); Olim (2010); Silva (2010); Sampaio (2013); Ginity (2015); Gomes (2016); Amorim and Silva (2016); among others. Fieldwork was also carried out, with the application of a questionnaire for students in the 3rd year of ensino médio. The results pointed out the importance of iconographies in the understanding of the students, who asserted a better learning with the analytical exploration of the images, seeing them as a document, more than simple illustrations of the book. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4805 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCOVIANA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.