Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ANGELIM, Darleane Batista de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T15:06:02Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T15:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4815 | - |
dc.description | ABSTRACT School assessment is one of the dimensions of the teaching-learning process, and should contribute to teaching and schooling to play their role. It is thinking of the student, of their right to quality education that the school must structure and organize itself. Assessing requires reflection on reality, based on data and information, this research analyzes the concepts of assessment and the instruments used by teachers of the Science discipline in public primary education: Mundoca Alvim School Unit, José Maria Alvim School Unit, Maranhão Sobrinho Teaching Unit, Paulino dos Santos Teaching Unit and Luiz Felix Teaching Unit in the municipality of Timbiras - MA. The evaluation instruments most used by professors who work with the Science discipline were identified in the research. The observations and analyzes carried out made it possible to understand the importance of evaluation and to know evaluation procedures, the study presented showed how each teacher exposed, each in their own way, their practices and experiences since the beginning of their professional trajectory, according to the literature used. In this research, the evaluation needs to be associated with the methodological practice of the professor, giving them a new perspective on the way to conduct the pedagogical act. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação escolar é uma das dimensões do processo de ensino aprendizagem, e deve contribuir para que o ensino e a escola desempenhem seu papel. É pensando no aluno, no seu direito a um ensino de qualidade que a escola deve se estruturar e se organizar, avaliar exige reflexão sobre a realidade, a partir de dados e informações essa pesquisa faz uma análise sobre as concepções de avaliação e os instrumentos utilizados pelos docentes da disciplina de Ciências no ensino fundamental da rede pública de ensino: Unidade Escolar Mundoca Alvim, Unidade Escolar José Maria Alvim, Unidade de Ensino Maranhão Sobrinho, Unidade de Ensino Paulino dos Santos e Unidade de Ensino Luiz Felix do município de Timbiras – MA. Foram analisados na pesquisa os instrumentos avaliativos mais utilizados pelos docentes que atuam com a disciplina de Ciências. As observações e análises realizadas permitiram compreender a importância da avaliação e conhecer procedimentos avaliativos, o estudo apresentado mostrou como cada professor expos, cada um à sua maneira, suas práticas e experiências desde o início de sua trajetória profissional, de acordo ainda com a literatura utilizada nesta pesquisa, a avaliação precisa estar associada à prática metodológica do docente, dando-lhes uma nova perspectiva na maneira de conduzir o ato pedagógico. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | avaliação de Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | municipio de Codó/MA; | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental. | pt_BR |
dc.subject | learning assessment; | pt_BR |
dc.subject | municipality of Codó-MA; | pt_BR |
dc.subject | elementary school. | pt_BR |
dc.title | AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Abordagens avaliativas no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | EVALUATION OF LEARNING: Evaluative Approaches in Elementary Education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DARLEANEANGELIM.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 39,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.