Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4816
Título: CATEGORIZAÇÃO DE IMAGENS REFERENTES AO TEMA “ALIMENTOS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS UTILIZADOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO CODOENSE
Título(s) alternativo(s): CATEGORIZATION OF IMAGES REFERRING TO THE THEME "FOOD" IN SCIENCE TEXTBOOKS USED IN PUBLIC SCHOOLS CODOENSE
Autor(es): Vieira, Liliane da Silva
Palavras-chave: ensino de ciências;
livro didático de ciências;
categorização;
alimentos.
science teaching;
science didactic book;
categorization;
food.
Data do documento: 22-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O Ensino de Ciências é fator primordial para formação cidadã crítica e participativa. Nessa perspectiva, o livro didático ainda é um instrumento essencial para o processo de ensino aprendizagem, tanto para o professor, quanto para o aluno. O presente trabalho objetivou categorizar e analisar imagens relativas ao tema “alimentos” em livros didáticos de Ensino de Ciências/ fundamental segunda etapa da rede escolar pública de Codó-MA. Foi selecionada a coleção Araribá Mais Ciência para o estudo, sendo efetuada uma categorização taxionômica segundo parâmetros descritos por Kill et al (2009). Foram definidas categorias com suas respectivas subcategorias. Foram analisados os livros de 6o, 7o, 8o e 9o anos com relação a iconicidade, dimensões do conhecimento, funcionalidade, etiquetas verbais, relação texto/ilustração e sequência didática. Observou-se o livro de 8o ano apresenta o maior percentual de imagens da coleção, sendo que 57% das imagens analisadas são fotografias. Observou-se um baixo número de gráficos e tabelas para a coleção. No geral, os livros apresentam uma boa porcentagem de figuras diversificadas e relacionadas ao texto, estando em consonância com as diretrizes da BNCC e do PNLD.
Descrição: ABSTRACT Science Teaching is a key factor for critical and participatory citizen education. From this perspective, the textbook is still an essential tool for the teaching- learning process, both for the teacher and for the student. This study aimed to categorize and analyze images related to the theme "food" in textbooks for Science Teaching / second fundamental stage of the public school network in Codó-MA. The Araribá Mais Ciência collection was necessary for the study, and a taxonomic categorization was carried out according to parameters for Kill et al (2009). The categories with their best subcategories were defined. The 6th, 7th, 8th and 9th grade books were compensated in relation to iconicity, knowledge dimensions, functionality, verbal labels, text/illustration ratio and didactic sequence. It was observed that the 8th grade book presents the highest percentage of images in the collection, with 57% of the images analyzed being photographs. There was a low number of graphs and tables for the collection. Overall, the books feature a good percentage of figures that are diverse and related to the text, raising in line with the BNCC and PNLD guidelines.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4816
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LILIANEDASILVAVIEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso57,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.