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Título: Ensino de Física em tempos de isolamento social: uma avaliação sobre a aplicação do ensino remoto em uma escola da rede estadual da cidade de Porto Franco
Título(s) alternativo(s): Teaching Physics in times of social isolation: an evaluation of the application of remote teaching in a public school in the city of Porto Franco
Autor(es): DUARTE, José Vando do Nascimento
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação;
ensino médio;
ensino remoto emergencial
Information and Communication Technologies;
high school;
emergency remote teaching.
Data do documento: 8-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Com a pandemia da COVID19 fez-se necessário que a população em todo mundo adotasse o distanciamento social com a finalidade de impedir a proliferação desenfreada do coronavírus SARS-CoV-2, o que provocou inicialmente a paralisação das atividades de sala de aula e posteriormente o seu retorno através do ensino remoto. Durante o período de aulas remotas, a tecnologia atuou como a principal ferramenta que assegurasse a continuidade didática do conteúdo programático nas escolas do Ensino Médio. Assim, as instituições de ensino de todas as modalidades adotaram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para trabalharem diferentes disciplinas. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho foi elaborado visando analisar a viabilidade e a satisfação de determinadas tecnologias educacionais utilizadas por um professor de Física do segundo ano de uma escola da rede estadual da cidade de Porto Franco durante a pandemia. Utilizou-se como método investigativo, a pesquisa bibliográfica e campo, sendo uma abordagem qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa um professor e quarenta e cinco estudantes. E por meio da pesquisa realizada pode-se constatar que embora tenham sido observados muitas dificuldades tanto por parte dos alunos quanto pelo professor durante o período das aulas remotas emergenciais, como a falta de conexão de internet e de dispositivos que permitissem as atividades síncronas, que ambos se mostraram resilientes frente aos desafios e que o processo de ensino e aprendizagem se deu de forma satisfatória. ___ABSTRACT: With the COVID19 pandemic, it was necessary for the population around the world to adopt social distancing in order to prevent the rampant proliferation of the SARS-CoV 2 coronavirus, which initially caused the paralysis of classroom activities and later your return through remote learning. During the period of remote classes, technology acted as the main tool to ensure the didactic continuity of the syllabus in secondary schools. Thus, educational institutions of all types adopted Information and Communication Technologies (ICTs) to work on different subjects. Following this assumption, the present work was designed to analyze the feasibility and satisfaction of certain educational technologies used by a second-year physics teacher at a state school in the city of Porto Franco during the pandemic. The bibliographic and field research was used as an investigative method, with a qualitative and quantitative approach. One professor and forty-five students participated in the research. And through the research carried out, although many difficulties were observed both by students and by the teacher during the period of emergency remote classes, such as the lack of internet connection and devices that allowed synchronous activities, that both showed themselves to be resilient in the face of challenges and that the teaching and learning process took place in a satisfactory manner.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4822
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