Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4823
Título: | Considerações sobre a abordagem da nanociência e da nanotecnologia no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Considerations on the approach of nanoscience and nanotechnology in high school |
Autor(es): | DINIZ, Lia Gracy Rocha |
Palavras-chave: | ensino de Física; nanociência; nanotecnologia; Physics teaching; nanoscience; nanotecnology. |
Data do documento: | 14-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Nanociência e Nanotecnologia, estão entre os temas de grande interesse no mundo, devido os avanços tecnológicos, que veem proporcionando nas mais diversas áreas do conhecimento. Este estudo aponta que, múltiplas estratégias podem ser exploradas, abordando temas ligados à Nanociência e Nanotecnologia, incluindo o âmbito tecnológico, social e ambiental, podendo contribuir amplamente para o desenvolvimento de conceitos da física e suas aplicações, fundamentalmente pelas vias da contextualização, da interdisciplinaridade e da experimentação. À vista disto este trabalho tem por objetivo abordar a inserção de tópicos de Nanociência e Nanotecnologia no ensino brasileiro nos últimos anos. Fundamentando-se em resultados de pesquisa de natureza qualitativa, através de levantamento bibliográfico na área da física, nos quais esses tópicos são referenciados. A metodologia aplicada foi um o levantamento e análise das obras publicadas nos últimos dez anos que tem como foco a abordagem da Nanociência e nanotecnologia em salas da aula do ensino médio brasileiro. A seleção de material foi de natureza qualitativa. O levantamento dos dados, foi feito através consultas bibliográficas de livros, artigos e revistas de periódicos das plataformas CAPES, Google Acadêmico, Web of Science e SciELO. Observou-se que há trabalhos, com diferentes formas, níveis e possibilidades, recorrendo a recursos como, revistas em quadrinhos, jogos, teatro, metodologias colaborativas, discussões sobre textos científicos, e ainda, ferramentas de comunicação contemporâneas e informatizadas. A apresentação de temas sobre a Nanociência e Nanotecnologia nas escolas do Brasil, ainda pouco expressiva, sobretudo no Estado do Maranhão. Por conseguinte, é importante que mais trabalhos sejam propostos para fomentar essa importante temática.___ABSTRACT Nanoscience and Nanotechnology are among the topics of great interest in the world, due to the technological advances, which they see providing in the most diverse areas of knowledge. This study highlights, strategies that can be explored, and approaching themes related to Nanoscience and Nanotechnology, including the comprehensive technology for the development of concepts of physics and their applications, foreseen by the ways of contextualization, interdisciplinarity, and experimentation. Therefore, this work aims to address the insertion of Nanoscience and Nanotechnology topics in Brazilian education in recent years. Based on research results of a qualitative nature, through a bibliographic survey in physics area, in which these topics are referenced. The methodology applied was a survey and analysis of recent published pappers that focus on the approach of Nanoscience and Nanotechnology in brazilian high school classrooms. The selection of the material has a qualitative nature. Data collection was carried out through bibliographic consultations of books, articles and journals using the SciELO, Google Scholar, and Web of Science databases. It was observed that there are works, with different forms, levels, and possibilities, using resources such as comic books, games, theater, collaborative methodologies, discussions on scientific texts, in addition to contemporary and communication tools. The presentation of topics on Nanoscience and Nanotechnology in high schools of Brazil, is still not very expressive, especially in the State of Maranhão. Therefore, it is important that more works are proposed to promote this important theme. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4823 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Física a Distância - Polo São Luís |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LiaDiniz.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 336,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.