Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4826
Título: Uso do lúdico no processo de ensino aprendizagem do conteúdo de física: uma pesquisa realizada com uma turma de 1 ano de ensino médio
Título(s) alternativo(s): Use of playfulness in the teaching-learning process of physics content: a research conducted with a 1st year high school class
Autor(es): VIANA, Erica Figueira de Melo
Palavras-chave: ensino médio;
lúdico;
Física
high school;
ludic;
Physics.
Data do documento: 26-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Muitos estudantes do ensino médio apresentam resistência à aprendizagem dos conceitos da disciplina física. Diversos fatores podem ser apontados como responsáveis por essa rejeição, dentre eles estão a interpretação e a deficiência no conhecimento básico em matemática. Por isso, muitos educadores têm se dedicado a desenvolver técnicas e metodologias que facilitem seu processo de ensino e aprendizagem. Uma das alternativas utilizadas por muitos professores é recorrer ao lúdico como recurso pedagógico facilitador do ensino. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho foi desenvolvido visando retirar algumas observações sobre o lúdico a partir dos relatos de alguns estudantes do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de São João do Paraíso, além de identificar de que modo o lúdico pode ser usado como estratégia de ensino. O universo desta pesquisa foi escolhido por identificarmos que o professor da disciplina de física dos estudantes mencionados faz uso constantemente de atividades lúdicas como prática pedagógica. Dentre os meios de investigação, adotamos o estudo bibliográfico como principal instrumento de pesquisa e a aplicação de um questionário investigativo com cinco questões, que contou com as respostas de quinze estudantes. E por meio da pesquisa realizada, pode-se constatar que o professor faz uso de atividades experimentais e lúdicas como gincana, experimentos, brincadeiras e jogos para trabalhar o conteúdo da disciplina, o que, pelas respostas dos alunos são apontadas como uma estratégia eficaz e de qualidade para a aprendizagem.
Descrição: ABSTRACT Many high school students resist learning the concepts of physical discipline. Factors can be pointed out among the several responsible for this possibility, they are the interpretation and the deficiency in basic knowledge in. Therefore, educators have dedicated themselves to developing techniques and methodologies that facilitate their teaching and learning process. One of the alternatives used by many teachers is recurring to the ludic as a pedagogical resource that facilitates teaching. From this set of some reports, the work was developed to guarantee observations on the study of the public network of students at the 1st High School in the city of São João do Paraíso, to identify how the public education of the 1st. playful can be used as a teaching strategy. The universe of this research was chosen because we identified that the teacher of the physical training discipline of the mentioned students constantly uses recreational activities as a pedagogical practice. Among the investigations, we adopted the bibliographic study as a research instrument and the application of a main investigation medium, fifteen with student responses. And through the research carried out, the teacher makes use of experimental and playful activities such as gymkhana, experiments, games and games to work on the content of the discipline, which, according to the students' responses, are identified as an effective and effective strategy. quality for learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4826
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Física a Distância - Polo Porto Franco

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉricaFigueiradeMeloViana.pdfTrabalho de Conclusão de Curso472,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.