Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4827
Título: Avaliação do ensino-aprendizagem de astronomia com estudantes do 9º ano do ensino fundamental em São João do Paraiso - Maranhão
Título(s) alternativo(s): Evaluation of astronomy teaching-learning with students of the 9th year of elementary school in São João do Paraíso - Maranhão
Autor(es): CASTRO, Marcos Barros de
Palavras-chave: Astronomia;
ensino fundamental;
BNCC;
questionário;
Ciências;
Astronomy;
elementary school
BNCC;
questionnaire;
Sciences.
Data do documento: 14-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O ensino de ciência é parte fundamental do desenvolvimento humano, por isso ela vem sendo profundamente refletida em especial no último século e começo do século XXI. Neste sentido, os currículos estão sendo formulados e reformulados a fim de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e fazer jus as necessidades e anseios da sociedade. No Brasil, isto tem sido feito mais intensamente desde os anos de 1990 por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) onde são estabelecidas diretrizes gerais para o ensino-aprendizagem no território nacional, atualmente, complementados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Astronomia é uma área do conhecimento humano cujos registros são muito antigos, remontando as pinturas rupestres, mesmo hoje em dia, é uma área da ciência que desperta grande interesse de cientistas e leigos. No entanto, o ensino de astronomia vem sendo ao mesmo tempo debatido, com o objetivo de modernizar sua teoria e prática, temos como objetivo avaliar o ensino aprendizagem de astronomia no município de São João do Paraiso – Maranhão, para tanto usamos como base as habilidades propostas na BNCC para os estudantes do último ano do ensino fundamental. De posse destas habilidades elaboramos um questionário contando com 08 questões e aplicamos nas salas de Ensino Fundamental. O desempenho por habilidade foi bastante variável, embora em apenas uma delas mais da metade dos estudantes tenham errado 50% ou mais das questões, e numa delas, mais de 75% dos estudantes acertaram as questões referentes a habilidade. O ensino de astronomia deve se apropriar urgentemente das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s), fornecendo ao estudante a melhor experimentação de fenômenos que de outro modo, são apresentados de forma teórica e abstrata, compreendemos que ampliar as oportunidades acesso a TIC’s e modernização da escola é fundamental.___ ABSTRACT Science teaching is a fundamental part of human development, so it has been deeply reflected, especially in the last century and the beginning of the 21st century. In this sense, curricula are being formulated and reformulated to keep up with technological development and do justice to the needs and needs of society. In Brazil, this has been done more intensively since the 1990s through the National Curricular Parameters (PCN's) which are preliminary guidelines for teaching and learning in the national territory, currently complemented by the National Curricular Common Base (BNCC). Astronomy dates from the discovery of humanity records are a very old, same day that arouses great interest from scientists and laypeople alike. However, the teaching of astronomy has been at the same time being debated with the aim of modernizing its theory and practice, we aim to evaluate the teaching of astronomy in the municipality of São João do Paraiso - Maranhão, both using the skills proposed in the BNCC for students in their final year of elementary school. In possession of skills issues, we prepare content and apply it in elementary school classrooms. The performance by skill was quite variable, although, in one-half of the students, more than 50% or more of the questions were asked, and in one of them, more than 75% of the students answered questions referring only to one skill. The teaching of astronomy must urgently appropriate information and communication technology tools (ICT's), deepening the student's experience and better experimentation of phenomena that are otherwise presented in a theoretical and abstract way, understanding that expanding opportunities to ICT's and access Updating the school is essential.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4827
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Física a Distância - Polo Porto Franco

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcosBarros.pdfTrabalho de Conclusão de Curso319,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.