Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4829
Título: Construção de um game como ferramenta para o ensino da física no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Construction of a game as a tool for teaching physics in teaching medium
Autor(es): COSTA, Patrick Boaes
Palavras-chave: gamificação;
ensino de física;
ferramentas educacionais.
virtual games;
teaching physics;
teaching educational tool.
Data do documento: 15-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho visa analisar de forma teoria e em prática se a Gamificação é capaz de serem ferramentas para o Ensino da Física, buscando analisar os pontos historicamente importantes no que se fala da evolução do Ensino da Física no Brasil durante os anos, e como os jogos têm sido expostos em relação ao ensino. Buscamos, incentivar os docentes a usarem novas TICs no processo de ensino e aprendizagem da física; Possibilitar a oportunidade da aquisição do conhecimentos modernos, e uma forma de aprendizagem dinâmica e prazerosa; Criar ou ensinar como criar, jogos educativos aplicados a física usando a plataforma Wisc – Online; Usar estratégias de ação relacionadas a resolução de problemas de Eletrodinâmica que levem o aluno a levantar hipóteses, construírem raciocínio e associarem o problema ao seu meio vivencial. Neste trabalho foi apresentado inicialmente toda a idéia do projeto, comentando sobre a finalidade, regras, e como acessar o jogo, fazendo uso dessas explicações muitos alunos se dispuseram para jogar, colocando seus conhecimentos teóricos na prática. Uma quantidade significativa da turma jogou e demonstrou interesse nesta metodologia, trazendo uma resposta qualitativa e quantitativa sobre o tema. Os resultados demonstram que existe a possibilidade da implementação como da gamificação como ferrramento de ensino, trazendo uma devida importância em se apronfudar sobre a tematica e futuramente fazer uso de salas presenciais para uma melhor amostragem e coletas de dados.
Descrição: ABSTRACT This work aims to analyze, in theory and in practice, whether Gamification is capable of being tools for the Teaching of Physics, seeking to analyze the historically important points in what is said about the evolution of Physics Teaching in Brazil over the years, and how games have been exposed in relation to teaching. We seek to encourage teachers to use new ICTs in the teaching and learning process of physics; Enable the opportunity to acquire modern knowledge, and a dynamic and enjoyable way of learning; Create or teach how to create educational games applied to physics using the Wisc – Online platform; Use action strategies related to solving Electrodynamics problems that lead the student to raise hypotheses, build reasoning and associate the problem with their living environment. In this work, the whole idea of the project was initially presented, commenting on the purpose, rules, and how to access the game, making use of these explanations, many students were willing to play, putting their theoretical knowledge into practice. A significant amount of the class played and showed interest in this methodology, bringing a qualitative and quantitative response on the topic. The results demonstrate that there is a possibility of implementing gamification as a teaching tool, bringing due importance to getting ready on the topic and in the future make use of classrooms for better sampling and data collection.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4829
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Física a Distância - Polo São Luís

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