Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4830
Título: Brincadeiras da infância maranhense: uma abordagem didática das leis de Newton
Título(s) alternativo(s): Maranhão's childhood games: a didactic approach to Newton's laws
Autor(es): BELO, Ednaldo Silva
Palavras-chave: leis de Newton;
movimentos;
mecânica clássica;
o brincar;
ensino-aprendizagem.
Newton's laws;
movements;
classic mechanics;
the play;
teaching-learning.
Data do documento: 17-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho faz uma abordagem didática as brincadeiras da infância maranhense, correlacionando-as com as três leis de Newton. Justifica-se a produção deste trabalho pela necessidade de produções científicas que torne o ensino da Física mais prazeroso, e com uso de ferramentas e metodologias de fácil acesso. A metodologia adotada foi a observação in loco, momento em que foram visitados espaços como ruas, parques, espaços de recreação e eventos recreativos. Com isso, buscou observar as principais brincadeiras praticadas, assim como os principais movimentos necessários para o desenvolvimento do brincar. Após esta etapa foi o momento de buscar na literatura os conhecimentos pautados nas Leis de Newton, para posterior correlação entre a teoria e o objeto de investigação. Com a realização deste trabalho acredita-se no alcance do objetivo, uma vez que foi possível conhecer as brincadeiras praticadas pela infância maranhense e ainda encontrarem em seus movimentos os fundamentos das leis newtonianas. Espera-se que a produção acadêmica ganhe caráter multiplicador, uma vez que poderá auxiliar na adoção de metodologias de êxitos a serem aplicadas nas aulas de mecânica clássica, além disso, que abra precedentes para que mais pesquisas na área da Física torne o processo ensino aprendizagem mais acessível e prazeroso.
Descrição: ABSTRACT This work takes a didactic approach to childhood games in Maranhão, correlating them with Newton's three laws. The production of this work is justified by the need for scientific productions that make the teaching of Physics more pleasurable, and with the use of easily accessible tools and methodologies. The methodology adopted was on-site observation, when spaces such as streets, parks, recreation spaces and recreational events were visited. With this, we sought to observe the main games practiced, as well as the main movements necessary for the development of playing. After this stage, it was time to search the literature for the knowledge based on Newton's Laws, for subsequent correlation between theory and the object of investigation. With the accomplishment of this work, we believe in reaching the objective, since it was possible to know the games practiced by childhood in Maranhão and still find in their movements the foundations of Newtonian laws. It is expected that academic production will gain a multiplier character, as it will be able to help in the adoption of successful methodologies to be applied in classical mechanics classes, in addition to opening precedents for further research in the field of Physics to make the teaching process. more accessible and enjoyable learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4830
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Física a Distância - Polo São Luís

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdnaldoSilvaBelo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso556,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.