Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, Deusimar Ferreira-
dc.date.accessioned2022-04-27T14:55:51Z-
dc.date.available2022-04-27T14:55:51Z-
dc.date.issued2021-12-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4831-
dc.descriptionABSTRACT The present work aims to analyze strategies and methodological proposals of physics in the context of high school. Seeking to analyze the pedagogical methods under the syllabus. As pedagogical trends in Libane's view, among other educators who proposed to decipher the types of currents and their important contribution to education in Brazil, comes to point out how failures and changes in education over the years, passing through theories and/or conservative ideals. The teacher is a responsible agent of physics, he has a relevant role in the teaching process because in addition to teaching physics, he selects content and seeks strategies, encouraged to promote teaching interests in this sense less enthusiastic. Teaching physics in high school is not an easy task, it requires more than a simple class within four walls, it is necessary to seek a taste for teaching physics, it needs to take into account the social situation many times, which leads to disinterest. As a pedagogical strategy for high school teaching, as a practical example of attractive mathematics in the research, some tools are widely used by teachers to teach students board games, and conceptual maps that organize thoughts seeking a better view of the process in knowledge construction etc.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho tem por objetivo analisar estratégias e propostas metodológicas para o ensino de física no âmbito do ensino médio. Buscando analisar os métodos pedagógicos sob os conteúdos programáticos. Para isso as tendências pedagógicas na visão Libâneo, Savane, entre outros educadores que se propunham decifrar os tipos de correntes e sua importante contribuição para a educação no Brasil, vem apontar as falhas e as mudanças na educação ao logo dos anos, perpassando por teorias construtivista e/ou ideais conservacionista. O professor como agente responsável pelo ensino de física, tem um papel relevante nesse processo de ensino aprendizagem, pois além de ensinar física, selecionar conteúdos e buscar melhores estratégias, é incumbido de promover os interesses daqueles menos entusiasmados. Ensinar física no ensino médio não é uma tarefa fácil, requer mais do que uma simples aula entre quatro paredes, é preciso buscar o gosto pelo ensino de física, precisa levar em consideração a situação social muitas vezes, os quais leva ao desinteresse. Como estratégia pedagógica para o ensino de física percebeu-se através da pesquisa que, algumas ferramentas são bastante utilizadas por professores no ensino médio, como por exemplo o jogo do perito, que consiste em instigar a capacidade do aluno de resolver equações matemáticas seguindo atrativos dos jogos de tabuleiro, e mapas conceituais que organizam os pensamentos buscando uma melhor visão do processo na construção do conhecimento etc.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectestratégias;pt_BR
dc.subjectensino médio;pt_BR
dc.subjectensino de Física;pt_BR
dc.subjectmetodologia.pt_BR
dc.subjectstrategies;pt_BR
dc.subjecthigh school;pt_BR
dc.subjectPhysics teaching;pt_BR
dc.subjectmethodology.pt_BR
dc.titleEstratégias pedagógicas para o ensino e aprendizagem de Física: um estudo de alguns métodos e ferramentas didáticaspt_BR
dc.title.alternativePedagogical strategies for teaching and learning physics: a study of some teaching methods and toolspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Física a Distância - Polo Porto Franco

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeusimarFerreiraSoares.pdfTrabalho de Conclusão de Curso476,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.