Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4832
Título: A dinâmica do fofão maranhense: historicidade, celebrações e composições estéticas
Título(s) alternativo(s): The dynamics of the maranhense fofão: historicity, celebrations and aesthetic compositions
Autor(es): CHAGAS, Dalton Costa das
Palavras-chave: a/r/tografia;
carnaval;
celebrações;
dinâmica cultural;
fofão maranhense.
a/r/tography;
carnival;
celebrations;
cultural dinamics;
fofão maranhense.
Data do documento: 26-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta monografia trata da análise de um personagem do carnaval maranhense, conhecido como “fofão”. Nosso objetivo é pensar os fatores e características artístico sociológicas como meta fundamental para caracterizar personagens farsescos que promoviam apresentações baseadas nas pantomímicas cheias de improvisações e musicalidade. Tratamos ainda de pensar sua dinâmica enquanto personagem histórico, seu papel na celebração da festa e sua composição estética. A dinamicidade do fofão da cultura popular maranhense é imprescindível como identificação artístico-cultural. A sua trajetória artística-social requer reflexões a partir de um universo simbólico que vai desde as influências da Antiguidade por meio de atuações e encenações do encanto mágico do teatro de rua, de rituais com o uso de máscaras e das inovações que ocorrem no seu figurino a partir de tecnologias resultantes de uma indústria transnacional que busca por outras matérias-primas como consumo alienado desses produtos. O procedimento metodológico em primeiro momento se constitui em fundamentação teórica baseado em pesquisa bibliográfica a partir de dados de uma realidade histórica que envolve representações teatrais, acontecimentos carnavalescos e outras celebrações, sobretudo, a cultura popular em foco. A linha investigativa tem base qualitativa no sentido de coletar e descrever as características principais acerca do caso. E de forma complementar de investigação qualitativa também, traz-se a A/r/tografia como metodologia suplementar à linguagem textual, uma proposta de narrativa visual com um conjunto de imagens que servirão na compreensão da práxis e das poéticas visuais sobre as composições estéticas e o fazer artístico em questão. Além de uma manifestação popular é um fenômeno cultural capaz de subtrair ideias e fundamentações de orientação cultural, tecnológica e pedagógica.
Descrição: ABSTRACT This monograph is about the analysis of a carnival character of Maranhão known as fofão. We aim to think about the social-artistic factors and characteristics as a fundamental way to characterize farcical characters that promoted performances based on pantomimes full of improvisations and musicality. We try to show off its dynamic as a historical character, its role in carnival festivity and, its aesthetic composition. The dynamics of fofão in the popular culture of Maranhão is essential as artistic-cultural identification. Its social-artistic trajectory requires reflection of a symbolic universe that ranges the antique influences through actings and stagings of the magic enchanting of the street theater, the ritual with masks, and the innovations that changed its costume due to the technologies resulted by a transnational industry that looks for other raw materials as alienated consumption of these products. At the first moment, the methodological procedure is based on bibliographical research, from data of a historical reality that includes theatrical performances, carnival events, and other celebrations and, above all, the popular culture in focus. The investigative line is qualitative with the sense of collecting and describing the main characteristic of the case. As complementation of the qualitative investigation, we bring the A/r/tography as a supplementary methodology to textual language, a proposal of a visual narrative with a set of images that will contribute to the comprehension of the praxis and visual poetics about the aesthetic compositions and the art making. In addition to a popular manifestation, it is a cultural phenomenon capable of apprehending ideas and foundations of cultural, technological, and pedagogical orientations.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4832
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

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