Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4833
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COSTA, Maria do Carmo Gomes Brito | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T15:45:27Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28T15:45:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4833 | - |
dc.description | ABSTRACT Environmental issues have sparked numerous discussions and debates around the world, both at a global and local level, and they have implied the establishment of environmental and educational policies. Faced with the growing environmental crisis, Environmental Education is seen as a possibility to produce individual and collective behavioral changes, that is, it is fundamental for the construction of environmentally sustainable values and attitudes. In this work, we aimed to know the perceptions of the students of the Interdisciplinary Degree Course in Natural Sciences/Biology at UFMA/Codó on Environmental Education. For the development of the research, we carried out a literature review on Environmental Education, a documental research, focusing on the current legislation and the curricular proposal of the mentioned course. And also, the field research, which was carried out, considering the context of the Covid-19 pandemic, by the online questionnaire on Google Forms, and the data collected in the questionnaire were analyzed by the method of Content Analysis of Bardin (1977). With the research we were able to verify that the Political Project of the Course, implemented in 2013, presents disciplines that cover environmental themes, but it is insufficient with regard to Environmental Education. The analysis showed that students' perceptions of Environmental Education are related to conservation, preservation and environmental awareness processes. Students recognize the importance of Environmental Education for their professional area; recognize that it helps in building sustainable values and behaviors; they also recognize the importance of the topic within the curriculum; and, they consider that it is fundamental for the formation of people committed to the environment in which they live. But, they point out that it is worked superficially in the course. Thus, we can point out the importance of Environmental Education in the curriculum, but also the expansion of research and teaching throughout academic training. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO As questões ambientais têm suscitado inúmeras discussões e debates ao redor do mundo, tanto em nível global, quanto local, e elas tem implicado no estabelecimento de políticas ambientais e educacionais. Diante da crescente crise ambiental, a Educação Ambiental é vista como uma possibilidade de produzir mudanças comportamentais individuais e coletivas, ou seja, ela é fundamental para a construção de valores e atitudes ambientalmente sustentáveis. Tivemos, neste trabalho, como objetivo conhecer as percepções dos estudantes do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Biologia da UFMA/Codó sobre a Educação Ambiental. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos a revisão de literatura sobre a Educação Ambiental, a pesquisa documental, com foco na legislação vigente e a proposta curricular do referido curso. E, ainda, a pesquisa de campo, a qual foi realizada, considerando o contexto da pandemia da Covid-19, pelo questionário online no Google Forms, e os dados coletados no questionário foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Com a pesquisa pudemos constatar que o Projeto Político do Curso, implementado no ano de 2013, apresenta disciplinas que abarcam temas ambientais, mas se apresenta insuficiente no que se refere à Educação Ambiental. A análise mostrou que as percepções dos discentes sobre Educação Ambiental estão relacionadas à conservação, a preservação e aos processos de conscientização ambiental. Os discentes reconhecem a importância da Educação Ambiental para a sua área de atuação profissional; reconhecem que ela ajuda na construção de valores e comportamentos sustentáveis; reconhecem, ainda, a importância do tema no âmbito do currículo; e, consideram que ela é fundamental para a formação de pessoas comprometidas com o ambiente em que vivem. Mas, apontam que ela é trabalhada de modo superficial no curso. Assim, podemos apontar a importância da Educação Ambiental no currículo, mas, também, ampliação da pesquisa e do ensino dela ao longo da formação acadêmica. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | política ambientais e educacionais; | pt_BR |
dc.subject | educação básica; | pt_BR |
dc.subject | docência; | pt_BR |
dc.subject | Práticas Ambientais | pt_BR |
dc.subject | environmental and educational policy; | pt_BR |
dc.subject | basic education; | pt_BR |
dc.subject | teaching; | pt_BR |
dc.subject | environmental practices. | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na formação docente: percepções discentes em construção na UFMA/Codó | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental Education in Teacher Education: student perceptions under construction construction at UFMA/Codó | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariadoCarmoGomesBritoCosta.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 698,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.