Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4834
Título: Interdisciplinaridade: as dificuldades encontradas para a sua aplicação no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity: the difficulties encountered in its application in higher education
Autor(es): AGUIAR, Eliandro Carvalho de
Palavras-chave: interdisciplinaridade;
ensino superior;
física.
interdisciplinarity;
university education;
physics.
Data do documento: 25-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO No contexto escolar ainda há em algumas áreas uma grande dificuldade em associar o conteúdo à prática, o mesmo acontece com as disciplinas que muitas vezes é trabalhada de maneira isolada, o que acaba causando uma fragmentação no processo ensino-aprendizagem de uma maneira geral. A interdisciplinaridade é em parte uma solução para tudo isso, porém ela ainda não é trabalhada de maneira geral e nem mesmo em todas as áreas de ensino. Esse trabalho foi realizado com o intuito de apontar as principais dificuldades encontradas pelos professores acerca da interdisciplinaridade, nele foi feita uma pesquisa de caráter qualitativa através de um formulário eletrônico, onde foram entrevistados 11 professores que trabalham com o ensino superior, em particular os professores que participaram diretamente do curso de licenciatura em Física Ead, da UFMA, através da pesquisa foram comparados dados a fim de apontar as principais dificuldades encontradas pelos mesmos, onde ficou claro que apesar das dificuldades encontradas pelos professores 73% acreditam que a falta de planejamento adequado, é um dos principais impedimentos para se trabalhar de maneira interdisciplinar no ensino superior, a pesquisa foi fundamental para observarmos e tratarmos do assunto a partir do ponto de vista do professor, e apontar as dificuldades encontradas por eles e possíveis caminhos para supera-las. Como sabemos esse ainda é um assunto muito divergente em todos os níveis de ensino, e no ensino superior essa discordância se torna mais relevante, e isso levanta vários questionamentos e opiniões totalmente diferentes como vimos na pesquisa, mais que também é aceito e defendido por muitos, seja em partes ou em sua totalidade. Esse questionamento é importante para podermos apontar caminhos, superar dificuldades e com isso podermos levar a cada dia que passa um ensino de melhor qualidade aos alunos, aproveitando todos os pontos positivos que já são empregados e melhorando onde há necessidade.
Descrição: ABSTRACT There is still no great difficulty in school in some contexts or practices, the same happens with those who often work in isolation, which ends up learning a fragmentation associated with the teaching process in general. Interdisciplinarity is partly a solution to all this, but it is still not working in general and not even in all teaching areas. This work was carried out with the aim of identifying the difficulties of all teachers regarding primary education, in which qualitative research was carried out through an electronic form where an interdisciplinary education was carried out 11 teachers who work with higher education, in particular, the professors that Ead, participated directly in UFMA, through the research of compared data of the end of education planning as main difficulties of planning, that all of them participated, of the professors 73% that the lack of adaptation, is one of the main impediments to To work in an interdisciplinary way, the research was fundamental for us to observe and deal with the subject from the teacher's point of view, and to point out how to learn for them and possible for higher education. As we still know, this is an issue at all levels of education, and in teaching this discord is very relevant, and this raises several questions and totally different opinions as a superior in research, more than also more divergent and defended by many, either in parts or in its entirety. This questioning is essential because we point out that we overcome the difficulties and with the power to improve the students more and more, taking advantage of the quality of the positive points that are already the best and all teaching points where there is a need can improve.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4834
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Física a Distância - Polo Porto Franco

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EliandroCarvalhodeAguiar.pdfTrabalho de Conclusão de Curso410,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.