Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Raynara Kelly da Silva dos-
dc.date.accessioned2022-05-04T13:07:34Z-
dc.date.available2022-05-04T13:07:34Z-
dc.date.issued2022-02-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4839-
dc.descriptionABSTRACT This work discusses Physical Education teaching in public high schools in São Luís city. It aims to study the teaching strategies utilized into the Physical Education classes in those schools. It also surveys the main Physical Education teaching strategies publishings about this field, plus identifies the technological tools available to the students under the online Physical Education classes in high school, and relates the main strategies utilized in those classes concerning the periods before and after pandemic. This research is a qualitative study through an analytical and descriptive method undertaken into Physical Education classes in public schools in São Luís and the high school subject Physical Education offered remotely by the Physical Education Graduation Course from UFMA between the 2020 and 2021 years. Thus, a bibliographical and documentary study was done about the online class observation note sheet. The results have shown the teachers created methods which answered the necessity of creating methodologies that benefit the students’ learning into the online teaching, which also respects the lack of internet and computer devices into the students’ homes. This study concludes that the public high school teachers in São Luís adapted their classes to the students’ realities, turning them into accessible and inclusive.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Ensino da Educação Física no ensino médio de escolas públicas da cidade de São Luís – MA. O objetivo geral do estudo foi estudar as estratégias de ensino utilizadas nas aulas de Educação Física realizadas no Ensino Médio das escolas públicas de São Luís – MA durante os anos iniciais da pandemia de COVID-19. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa com uso do método descritivo analítico. O cenário foram as aulas de Educação Física na rede pública estadual da cidade de São Luís, e o componente curricular Educação Física no ensino Médio ofertado pelo Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA em 2020 e 2021 de forma remota. Os instrumentos foram o levantamento bibliográfico e documental da ficha de observação de aula remota. Os resultados apontaram que os professores criaram métodos que abranjam há a necessidade de criação de metodologias que beneficiem o aprendizado do aluno no ensino remoto, respeitando as limitações com a falta de internet e computador nas suas casas e adaptando o ensino a realidade dos seus alunos. Conclui-se que os professores das escolas públicas do Ensino Médio de São Luís - MA se adaptaram à realidade dos seus alunos, tornando a aula acessível e inclusiva.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio;pt_BR
dc.subjectEducação Física;pt_BR
dc.subjectestratégias de ensino;pt_BR
dc.subjectCOVID-19.pt_BR
dc.subjectHigh school;pt_BR
dc.subjectPhysical Education;pt_BR
dc.subjectteaching strategies;pt_BR
dc.subjectCovid-19.pt_BR
dc.titleEstratégias de ensino da Educação Física no Ensino Médio em escolas públicas da cidade de São Luís – MApt_BR
dc.title.alternativeStrategies for teaching Physical Education in public high schools in the city of São Luís - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaynaraKellydaSilvadosSantos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso697,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.