Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4850
Título: | O ensino em tempos de pandemia: desafios frente às tecnologias nas escola Sudelândia e Jurgleide Alves Sampaio no município de Açailândia-MA |
Título(s) alternativo(s): | Teaching in times of pandemic: challenges facing technologies in Sudelândia and Jurgleide Alves Sampaio schools in the municipality of Açailândia-MA |
Autor(es): | SOUSA, Dorival Lopes de QUEIROZ, Janio Oliveira |
Palavras-chave: | pandemia; Ensino remoto/híbrido; tecnologia; desafios. pandemic; remote/hybrid teaching; technology; challenges. |
Data do documento: | 22-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: O estudo dos impactos da pandemia da Covid-2019 no contexto educacional requer um olhar direcionado para a ampliação do uso das TICs. Nesse contexto pandêmico e de isolamento social, a forma de ensinar nas escolas teve de ser reorganizadas e reinventadas. Assim, o objetivo desse trabalho foi comparar o uso e a aplicabilidade dos recursos tecnológicos pelos professores no ensino remoto e híbrido durante o período de pandemia da Covid-19 em duas escolas públicas do Município de Açailândia- MA. Fizeram parte do estudo duas Escolas Municipais, Jurgleide Alves Sampaio (Zona Urbana) e Sudelândia (Zona Rural) do Município de Açailândia-MA. O questionário incluiu questões de múltipla escolha, foi categorizado em quatro blocos relacionados à atuação dos professores durante o período pandêmico. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativa com aplicação de questionário on-line aos professores. A partir da análise dos dados percebemos opiniões divergentes no que se refere ao acesso às tecnologias e à internet pelos alunos. Notaram-se que as práticas pedagógicas utilizadas e uso dos meios tecnológicos pelos professores se assemelham, porém, no tocante a participação dos alunos nas aulas remotas não foi satisfatória para aquisição de competências e habilidades. Evidenciaram-se que há uma negligencia por parte do poder público durante o ensino remoto e híbrido no que diz respeito as formações para os professores, sendo estas, necessárias para aprender a manusear as tecnologias. Constatou-se que houve uma reinvenção das práticas pedagógicas devido ao isolamento social. A pesquisa apontou, ainda, a desigualdade tecnológica não somente do alunado, mas também do professor. |
Descrição: | Abstract: The study of the impacts of the Covid-2019 pandemic on the educational context requires a directed look at the expanded use of ICTs. In this pandemic and social isolation context, the way of teaching in schools had to be reorganized and reinvented. Thus, the objective of this study was to compare the use and applicability of technological resources by teachers in remote and hybrid teaching during the Covid- 19 pandemic period in two public schools in the city of Açailândia - MA. Two municipal schools, Jurgleide Alves Sampaio (urban area) and Sudelândia (rural area) in the municipality of Açailândia-MA, were part of the study. The questionnaire included multiple choice questions and was categorized in four blocks related to the teachers' performance during the pandemic period. The methodology used was qualitative, with the application of an on-line questionnaire to the teachers. From the data analysis we noticed divergent opinions regarding the access to technologies and the internet by the students. It was noticed that the pedagogical practices used and the use of technological means by the teachers are similar, however, the participation of the students in remote classes was not satisfactory for the acquisition of competencies and skills. It was evidenced that there is a negligence on the part of the government during the remote and hybrid education in what concerns teacher training, which is necessary to learn how to handle the technologies. It was found that there was a reinvention of pedagogical practices due to social isolation. The research also pointed out the technological inequality not only of the students, but also of the teachers. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4850 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Licenciatura em Computação e Informática a Distância - Polo Açailândia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DORIVALLOPESDESOUSA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.