Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4851
Título: O uso de ferramentas digitais como recurso pedagógico por docentes do 6° ao 9° ano de uma escola pública do município de Buriticupu – MA
Título(s) alternativo(s): The use of digital tools as a pedagogical resource by 6° to 9° grade teachers of a public school in Buriticupu - MA
Autor(es): LIANDRO, Abimael Gomes
Palavras-chave: recursos educacionais digitais;
recursos digitais;
educação.
digital educational resources;
digital Resources;
education.
Data do documento: 23-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: O uso de ferramentas digitais como recurso pedagógico dentro das salas de aulas ajudam a melhorar a qualidade da aula e a transformar o ambiente em um lugar mais agradável e propício à aprendizagem, no entanto, para que possa ser aproveitada todo o potencial dessas ferramentas é necessário que os docentes tenham conhecimento de como usá-las e nesse sentido, essa pesquisa objetivou analisar o uso das ferramentas digitais como recurso pedagógico por docentes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental. O presente trabalho possui metodologia descritiva e abordagem quantitativa. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário disponibilizado eletronicamente. A pesquisa contou com a participação de 12 professores de uma escola pública municipal em Buriticupu-MA. Constatou-se que existem dificuldades por parte dos docentes em fazer uso das ferramentas digitais, os motivos estão atrelados à falta de formação inicial (Graduação) que atenda ao uso dessas ferramentas e ao pouco tempo que os docentes têm para preparar as aulas usando esses recursos. O WhatsApp e o Youtube estão entre as ferramentas usadas com mais frequência pelos docentes uma vez que são ferramentas que fazem parte do cotidiano. Com a falta de formação adequada os docentes buscam por aprender de forma isolada a manusear as ferramentas digitais, ocorrendo de muitas vezes não usarem todo o potencial que a mesma poderá oferecer, assim, é essencial que haja enfoque nas metodologias voltadas ao uso desses recursos para que o professor tenha o conhecimento necessário e garantir o desenvolvimento da aprendizagem mediada pelo uso das ferramentas digitais. Dessa forma, existe a necessidade de formações voltadas aos docentes para que os mesmos possam adquirir os conhecimentos necessários para o uso dessas ferramentas e aplicá-los na sala de aula.
Descrição: Abstract: The use of digital tools as a pedagogical resource within classrooms helps to improve the quality of the class and transform the environment into a more pleasant and conducive place for learning, however, so that the full potential of these tools can be used is necessary. that teachers are aware of how to use them and in this sense, this research aimed to analyze the use of digital tools as a pedagogical resource by teachers from the 6th to the 9th year of Elementary School. The present work has a descriptive methodology and a quantitative approach. For data collection, an electronically available questionnaire was used. The research had the participation of 12 teachers from a municipal public school in Buriticupu-MA. It was found that there are difficulties on the part of teachers in making use of digital tools, the reasons are linked to the lack of initial training (Graduation) that meets the use of these tools and the little time that teachers have to prepare classes using these resources . WhatsApp and Youtube are among the tools most frequently used by teachers as they are tools that are part of everyday life. With the lack of adequate training, teachers seek to learn in isolation to handle digital tools, often not using the full potential that it can offer, thus, it is essential that there is a focus on methodologies aimed at the use of these resources to that the teacher has the necessary knowledge and guarantee the development of learning mediated by the use of digital tools. Thus, there is a need for training aimed at teachers so that they can acquire the necessary knowledge to use these tools and apply them in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4851
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Licenciatura em Computação e Informática a Distância - Polo Buriticupu

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABIMAELGOMESLIANDRO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso420,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.