Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, José Miguel Pereira-
dc.contributor.authorMOTA, Kenio Henrique Martins-
dc.date.accessioned2022-05-04T16:15:33Z-
dc.date.available2022-05-04T16:15:33Z-
dc.date.issued2022-03-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4853-
dc.descriptionABSTRACT The present work has as its theme the use of the computer lab as a pedagogical support in elementary school. Where the objective is to analyze the benefits of digital inclusion and the use of computer labs in the teaching-learning process in the elementary school in the municipality of Nova Colinas-MA, and to propose a tutorial to assist the school in the implementation or improvement of informatics educational. The development of new digital technologies allows students to use the computer lab and smartphones as a tool for their learning. This pedagogical support applied to education can be of great relevance to the field of teaching today. However, it is up to the educator in the area to know how to develop a method that makes the use of these new technologies satisfactory to their methodological objectives. We sought here to analyze this tool in elementary school. We observe the difficulties experienced in the daily lives of teachers and students to be able to take advantage of the new technological phases in teaching. It was noticed that some changes are necessary in the system and in the culture within the educational system. They must occur both in governmental institutions and in school institutions, they must be adopted by teachers, students and everyone who is involved with education.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho tem como tema o uso do laboratório de informática como suporte pedagógico no ensino fundamental. Onde o objetivo é analisar os benefícios da inclusão digital e do uso de laboratórios de informática no processo de ensino- aprendizagem na escola de ensino fundamental do município de Nova Colinas-MA, e propor um tutorial para auxiliar a escola na implantação ou melhoria de informática educativa. O desenvolvimento das novas tecnologias digitais permite os alunos usarem o laboratório de informática e smartfhones como uma ferramenta para seu aprendizado. Esse suporte pedagógico aplicado à educação pode ser de grande relevância para o campo do ensino na atualidade que vivemos. Entretanto, cumpre ao educador da área, saber elaborar um método que torne o uso dessas novas tecnologias satisfatório aos seus objetivos metodológicos. Buscou-se aqui fazer uma análise sobre essa ferramenta no ensino fundamental. Observamos as dificuldades vividas no dia a dia de professores e alunos para conseguir aproveitar as novas fases tecnológicas no ensino. Percebeu-se, que se fazem necessárias algumas mudanças no sistema e na cultura dentro do sistema educacional. Elas devem ocorrer tanto nas instituições governamentais, quanto nas instituições escolares, devem ser adotados por professores, alunos e todos que se envolvem com educação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectinformática educativa;pt_BR
dc.subjectinclusão digital;pt_BR
dc.subjectlaboratório de informática.pt_BR
dc.subjecteducational informatics;pt_BR
dc.subjectdigital inclusion;pt_BR
dc.subjectcomputer lab.pt_BR
dc.titleO uso do laboratório de informática como suporte pedagógico no ensino fundamental: Inclusão Digital e Laboratórios de Informática na Escola Municipal Pe. Francisco Bonaite de Nova Colinas-MApt_BR
dc.title.alternativeThe use of computer labs as pedagogical support in elementary school: Digital Inclusion and Computer Labs at the Pe. Francisco Bonaite Municipal School in Nova Colinas-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Licenciatura em Computação e Informática a Distância - Polo Fortaleza dos Nogueiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉRIBEIRO-KENIOMOTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso333,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.