Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4854
Título: | Uso de aplicativos como recursos didáticos no ensino de língua portuguesa: foco ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Using apps as teaching resources in Portuguese language teaching: focus on elementary school |
Autor(es): | SILVA, Lilian Araujo da |
Palavras-chave: | aprendizagem; aplicativos educacionais; língua portuguesa. learning; educational apps; portuguese language. |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho visa discutir o uso de aplicativos como recurso didático no ensino da Língua Portuguesa a partir de metodologias de estudo centradas no aluno. No cenário educacional, a disciplina exige do aluno uma maior dedicação para compreensão das regras da língua escrita e falada. Atualmente os aplicativos educacionais têm se tornado uma alternativa para ampliar o processo de aprendizagem dos estudantes na disciplina de português. O conhecimento pode ser adquirido em ambiente virtuais que possibilita a interação entre alunos e professores e novas formas de aprender. A expansão dos telefones móveis e os aplicativos permitiu a utilização dessas ferramentas na sala de aula. Nas aulas de português tais instrumentos podem tornar o ensino e aprendizagem mais criativo, motivador e dinâmico. A pesquisa irá analisar e compreender as contribuições dos dispositivos moveis no ensino da Língua portuguesa e aprendizagem do discente. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo, descritiva, etnografia, bibliográfica, com ênfase a estudo de campo, com coleta de dados a partir da aplicação de questionário. O resultado dos dados se deu através da opinião dos entrevistados e apontou que uso de aplicativos no processo de ensino aprendizagem dos alunos, apresentaram algumas mudanças positivas na rotina das aulas de português. Possibilitas uma maior aproximação entre docente e discente, desenvolvimento da autonomia nos estudos e melhora no rendimento escolar. Este estudo permitiu averiguar como os aplicativos educacionais podem desenvolver a aprendizagem dos alunos a partir do móbile learning que é uma metodologia que utiliza aplicativos e subsidia a transmissão de conhecimento a qualquer hora em qualquer lugar. |
Descrição: | ABSTRACT The present work aims to discuss the use of applications as a didactic resource in the teaching of the Portuguese language based on student-centered study methodologies. In the educational scenario, the discipline requires greater dedication from the student to understand the rules of written and spoken language. Currently, educational applications have become an alternative to expand the learning process of students in the Portuguese subject. Knowledge can be acquired in virtual environments that enable interaction between students and teachers and new ways of learning. The expansion of mobile phones and applications allowed the use of these tools in the classroom. In Portuguese classes, such instruments can make teaching and learning more creative, motivating and dynamic. The research will analyze and understand the contributions of mobile devices in Portuguese language teaching and student learning. The research approach is qualitative, descriptive, ethnography, bibliographic, with emphasis on field study, with data collection from the application of a questionnaire. The result of the data was given through the opinion of the interviewees and pointed out that the use of applications in the teaching-learning process of the students, presented some positive changes in the routine of Portuguese classes. It allows for a greater approximation between teacher and student, development of autonomy in studies and improvement in school performance. This study allowed us to investigate how educational applications can develop student learning from mobile learning, which is a methodology that uses applications and subsidizes the transmission of knowledge anytime, anywhere. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4854 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Licenciatura em Computação e Informática a Distância - Polo Fortaleza dos Nogueiras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LILIANARAUJODASILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 617,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.