Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4856
Título: | As tecnologias de informação e comunicação na educação: impactos sobre os processos educativos e o fazer docente |
Título(s) alternativo(s): | As communication and education technology: impact is shared educational and teaching processes |
Autor(es): | GOMES, Jadiel de Almeida FERREIRA, Leonardo LIMA, Magno dos Santos |
Palavras-chave: | paradigmas educacionais; recursos tecnológicos; tecnologia da informação e comunicação; educational paradigms; technological resources; information and communication technology |
Data do documento: | 4-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são tecnologias que mediam a comunicação entre os seres, processos de negócios, das pesquisas científicas e do ensino-aprendizagem. As possibilidades de uso são diversas, deixando a cada utilizador uma abertura para organizar o meio e objetivo de sua utilização. O presente trabalho visa analisar as formas que vem acontecendo a inserção das tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais, bem como apresentar um conjunto de estratégias de inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação, observando o processo de mediação, pesquisa e ensino realizado pelo professor no seu fazer docente; descrever as formas de inserção das TIC’s que provocaram mudanças na educação; demonstrar a importância da inserção da TIC’s no processo de ensino no contexto da pandemia de Covid-19; caracterizar das metodologias aplicadas pelos professores e os recursos tecnológicos utilizados. Abstract: Information and communication technologies (ICT) are technologies that mediate communication between beings, business processes, scientific research and teaching-learning. The possibilities of use are diverse, leaving each user an opening to organize the means and purpose of its use. The present work aims to analyze the ways in which the insertion of information and communication technologies in educational processes has been taking place, as well as to present a set of strategies for the insertion of information and communication technologies in education, observing the process of mediation, research and teaching carried out. by the teacher in his teaching; describe the forms of insertion of ICT that have caused changes in education; demonstrate the importance of inserting ICT in the teaching process in the context of the Covid-19 pandemic; characterize the methodologies applied by teachers and the technological resources used. . |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4856 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Licenciatura em Computação e Informática a Distância - Polo Caxias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JadielGomes_LeonardoFerreira_MagnoLima.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.