Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Jadiel de Almeida-
dc.contributor.authorFERREIRA, Leonardo-
dc.contributor.authorLIMA, Magno dos Santos-
dc.date.accessioned2022-05-05T02:11:21Z-
dc.date.available2022-05-05T02:11:21Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4856-
dc.description.abstractResumo: As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são tecnologias que mediam a comunicação entre os seres, processos de negócios, das pesquisas científicas e do ensino-aprendizagem. As possibilidades de uso são diversas, deixando a cada utilizador uma abertura para organizar o meio e objetivo de sua utilização. O presente trabalho visa analisar as formas que vem acontecendo a inserção das tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais, bem como apresentar um conjunto de estratégias de inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação, observando o processo de mediação, pesquisa e ensino realizado pelo professor no seu fazer docente; descrever as formas de inserção das TIC’s que provocaram mudanças na educação; demonstrar a importância da inserção da TIC’s no processo de ensino no contexto da pandemia de Covid-19; caracterizar das metodologias aplicadas pelos professores e os recursos tecnológicos utilizados. Abstract: Information and communication technologies (ICT) are technologies that mediate communication between beings, business processes, scientific research and teaching-learning. The possibilities of use are diverse, leaving each user an opening to organize the means and purpose of its use. The present work aims to analyze the ways in which the insertion of information and communication technologies in educational processes has been taking place, as well as to present a set of strategies for the insertion of information and communication technologies in education, observing the process of mediation, research and teaching carried out. by the teacher in his teaching; describe the forms of insertion of ICT that have caused changes in education; demonstrate the importance of inserting ICT in the teaching process in the context of the Covid-19 pandemic; characterize the methodologies applied by teachers and the technological resources used. .pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectparadigmas educacionais;pt_BR
dc.subjectrecursos tecnológicos;pt_BR
dc.subjecttecnologia da informação e comunicação;pt_BR
dc.subjecteducational paradigms;pt_BR
dc.subjecttechnological resources;pt_BR
dc.subjectinformation and communication technologypt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação na educação: impactos sobre os processos educativos e o fazer docentept_BR
dc.title.alternativeAs communication and education technology: impact is shared educational and teaching processespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Licenciatura em Computação e Informática a Distância - Polo Caxias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JadielGomes_LeonardoFerreira_MagnoLima.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.