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Título: Aprendendo a lógica da programação scratch: uma intervenção nas aulas de matemática do 1º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Learning zero programming logic: an intervention in 1st year high school classes
Autor(es): SANTOS, Gisley Ribeiro dos
BRASILEIRO, Itacy de Araújo
ANDRADE, Jesonita Sousa da Silva
Palavras-chave: scratch;
aprendizagem;
computação;
matemática;
scratch;
learning;
computing;
math
Data do documento: 4-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Sabe-se que é de grande relevância a aprendizagem computacional para os estudantes em toda a educação básica. No ensino médio o estudante precisa desenvolver habilidades como o pensamento computacional para atuar no mundo em que vive. Este trabalho aborda o tema “APRENDENDO A LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO SCRATCH: Uma intervenção nas aulas de matemática do 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Ensino Antônio Sirley de Arruda Lima, localizando na cidade de Formosa da Serra Negra-MA. Tem o objetivo de investigar a eficácia do uso da linguagem de programação Scratch para desenvolvimento da aprendizagem matemática e computacional. O referencial teórico é composto por documentos com a LDB e BNCC, além de teóricos como: Castro et al (2019), Candau (2000), Chavante (2020), Barcelos e Silveira (2012), Kenski (2012), Macêdo (2019), Lemos e Rufino (2021), Pimentel (2021), Riboldi e Reichert (2020), entre outros. Os autores apontam contribuições que refletem no alcance do objetivo proposto e resposta à pergunta de pesquisa. A programação Scratch contribui para a aprendizagem significativa nas aulas de matemática e construção do pensamento computacional? Os resultados obtidos a partir da intervenção pedagógica, apontaram aspectos relevantes, que analisados chegou-se a considerações importantes sobre a temática estudada.___ABSTRACT: ABSTRACT It is known that computer learning is of great relevance for students throughout basic education. In high school, students need to develop skills such as computational thinking to function in the world they live in. This work addresses the theme “LEARNING THE LOGIC OF SCRATCH PROGRAMMING: An intervention in mathematics classes in the 1st year of high school. The research was developed at the Antônio Sirley de Arruda Lima Teaching Center, located in the city of Formosa da Serra Negra-MA. It aims to investigate the effectiveness of the use of the Scratch programming language for the development of mathematical and computational learning. The theoretical framework is composed of documents with the LDB and BNCC, as well as theorists such as: Castro et al (2019), Candau (2000), Chavante (2020), Barcelos and Silveira (2012), Kenski (2012), Macêdo (2019)), Lemos and Rufino (2021), Pimentel (2021), Riboldi and Reichert (2020), among others. The authors point out contributions that reflect on reaching the proposed objective and answering the research question. Does Scratch programming contribute to meaningful learning in math classes and building computational thinking? The results obtained from the pedagogical intervention pointed to relevant aspects, which analyzed led to important considerations on the subject studied.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4857
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TCCs do Curso de Licenciatura em Computação e Informática a Distância - Polo Fortaleza dos Nogueiras

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