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http://hdl.handle.net/123456789/4861
Título: | O contexto histórico da teoria da relatividade restrita: do princípio a Einstein |
Título(s) alternativo(s): | The historical context of the theory of restricted relativity: from the beginning to Einstein |
Autor(es): | MAGALHÃES, Alex Sandro de Negreiros |
Palavras-chave: | relatividade; éter; eletromagnetismo; experimento; história. relativity; ether; electromagnetism; experiment; history. |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O trabalho com a temática, O Contexto Histórico Da Teoria Da Relatividade Restrita: Do Principio a Einstein é fruto de revisões literárias de uma grande quantidade de obras. Este assunto é bastante extenso e busquei relatar os fatos mais relevantes para a construção da Teoria da Relatividade. O contexto se desenvolve principalmente quando o conhecimento sobre o movimento terrestre era apenas uma incógnita. Muitos séculos depois, pensadores e filósofos foram muito além de apenas indagações e hipóteses a serem descobertas. O método científico surgiu com Galileu Galilei, e foi aplicado por uma vasta gama de cientistas, incluindo Albert Einstein. No final do século XIX, a comunidade científica pensava que não havia mais nada para ser descoberto na Física, acreditavam que os problemas que restavam seriam resolvidos apenas com empenho dos cientistas. Um dos principais problemas da Física do fim do século XIX era a inconsistência entre o eletromagnetismo e a teoria da relatividade de Galileu. Os físicos daquela época acreditavam que as ondas eletromagnéticas de Maxwell, assim como as ondas mecânicas, precisavam de um meio para se propagar. Da mesma forma, acreditavam que a Terra movia-se nesse meio, o qual foi chamado de Éter. A busca pelo Éter foi feita incansavelmente sem sucesso, até que, em 1.887, Michelson- Morley refinaram o interferômetro idealizado por Michelson e conseguiram mostrar que o Éter não existia. Surgiam experimentos e hipóteses que foram refutadas por não possuírem embasamento. Surgiam experimentos e hipóteses que foram refutadas por não possuírem embasamento. Somente no ano de 1905 os postulados de Einstein surgiram como forma de explicar os resultados de Michelson-Morley, através desses postulados, que diz que não existe referencial privilegiado, as leis da física são iguais para todos os observadores e a luz é considerada uma constante universal para qualquer observador, dessa forma a mecânica de Newton foi generalizada e esta trata da importância do referencial para observadores, o que difere da Teoria da Relatividade. A visão que se tinha da inconsistência da Relatividade não perdurou muito, a radioatividade foi descoberta em 1896 e trouxe experiências com partículas de alta energia que não obedeciam à Mecânica Newtoniana e sim a uma nova mecânica chamada Mecânica Relativística. A radioatividade também permitiu a descoberta do núcleo atômico e, como consequência, possibilitou o surgimento da Mecânica Quântica. Desse modo, a Mecânica passou a ser subdividida em Mecânica Clássica (Mecânica das baixas energias), Mecânica Relativística (Mecânica das altas energias) e Mecânica Quântica (Mecânica que estuda sistemas em escalas atômicas e subatômicas). |
Descrição: | ABSTRACT The work with the theme, The Historical Context of the Special Theory of Relativity: From Principio to Einstein is the result of literary reviews of a large number of works. This subject is quite extensive and I sought to report the most relevant facts for the construction of the theory of relativity. This subject develops mainly when the knowledge about the terrestrial movement was only an unknown. Many centuries later, thinkers and philosophers went far beyond just questions and hypotheses to be discovered. The scientific method hypothetically originated with Galileo Galilei, and has been applied by a wide range of scientists, including Albert Einstein. At the end of the 19th century, the scientific community thought that there was nothing more to be discovered in physics, they believed that the remaining problems would only be solved with the commitment of scientists. One of the main problems in late 19th century physics was the inconsistency between electromagnetism and Galileo's theory of relativity. Physicists at that time believed that Maxwell's electromagnetic waves, like mechanical waves, needed a means of propagation. Likewise, they believed that the earth moved in this medium, which was called ether. The search for the ether was made relentlessly without success, until, in 1887, Michelson-Morley refined the interferometer devised by Michelson and managed to show that the ether did not exist. Experiments and hypotheses emerged that were refuted for not having any basis. It was only in 1905 that Einstein's postulates emerged as a way of explaining Michelson-Morley's results, but he ended up successfully generalizing to Newton's mechanics, which deals with the importance of the frame of reference for observers who meet the same requirement, which differs from the theory of relativity, which says that there is no privileged frame of reference and the laws of physics are the same for all observers of light and considered a universal constant for any observer, after many years the ether was recognized as important in Einstein's vision. This wrong view did not last long, radioactivity was discovered in 1896 and brought experiments with high energy particles that did not obey Newtonian mechanics but a new mechanics called relativistic mechanics. Radioactivity also allowed the discovery of the atomic nucleus and, as a consequence, made possible the emergence of quantum mechanics. Thus, mechanics came to be divided into classical mechanics (low-energy mechanics), relativistic mechanics (high-energy mechanics) and quantum mechanics (mechanics that study systems at atomic and subatomic scales). |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4861 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Física do Campus de Bacabal |
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ALEXSANDRODENEGREIROSMAGALHÃES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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