Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4871
Título: Levantamento e caracterização de peixes de água doce comercializados no mercado municipal de Chapadinha, Maranhão
Título(s) alternativo(s): Survey and characterization of freshwater fishes commercialized in the municipal market of Chapadinha, Maranhão
Autor(es): SILVA, Marciara Lopes
Palavras-chave: comercialização;
composição comercial;
consumo;
peixes dulcícolas.
commercialization;
commercial composition;
consumption;
freshwater fish.
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O consumo de peixes no mundo teve 3,1% de crescimento anual, superando as demais fontes de proteína animal. No entanto, esse consumo pode variar de acordo com o nível socioeconômico das regiões e países. O Brasil apesar de ser um importante produtor tanto de peixes provenientes da piscicultura quanto extrativos, ainda apresenta um baixo consumo per capita, necessitando de incentivo ao consumo dessa fonte proteica de elevado valor nutricional. A comercialização em feiras livres é uma alternativa ao comércio de peixes, a mesma apesar de rudimentar é amplamente disseminada nos municípios brasileiros e consiste em uma atividade fundamental à economia dos feirantes. Dessa forma, o presente trabalho buscou caracterizar a dinâmica do processo de comercialização de peixes dulcícolas, como a procedência, oferta e a preferência de consumo do público no Mercado Municipal de Chapadinha- MA (MMCHA). Para atingir essa finalidade, fez-se o uso de entrevistas estruturadas em questionários, compostos de nove perguntas, aplicadas aos domingos no período de setembro de 2017 a agosto de 2019. Os peixes dulcícolas comercializados no Mercado Municipal de Chapadinha são originários de cativeiro e da pesca extrativa artesanal, apresentando 55 morfotipos distribuídos em 23 famílias e 07 ordens. O comércio teve como principais variedades o tambaqui/tambatinga, piau de coco, piau de vara e flecheira, sendo responsáveis por 82% do volume comercializado semanalmente. A disponibilidade assim como a comercialização sofre variações anuais e pode ter como principal fator o fornecimento, visto que o percurso da pesca e retirada dos cativeiros, á oferta no mercado interfere nos atributos avaliados pela população consumidora no momento da compra. Além disso, a degradação ambiental, assim como a exploração desordenada do recurso extrativo pode estar esgotando o mesmo, interferindo na disponibilidade dos peixes e no tamanho dos peixes ofertados comercialmente.
Descrição: ABSTRACT Fish consumption in the world had 3.1% annual growth, surpassing other sources of animal protein. However, this consumption can vary according to the socioeconomic level of the regions and countries. Brazil, despite being an important producer of both fish from fish farming and extraction, still has a low consumption per capita, needing to encourage the consumption of this protein source of high nutritional and biological value. Artisanal fishing is practiced in natural hydrographic courses, with low added technology, restricted to family labor, being responsible for the subsistence especially of riverside communities. On the other hand, aquaculture is a diversified activity aimed at the production of various aquatic organisms, such as aquatic plants, mollusks, crustaceans, amphibians and fish. Fish farming, a sub-area of aquaculture, is dedicated to the production of fish, being a useful practice for making efficient use of unproductive areas, for the speed of the investment invested and for the high production per area. Thus, the present work aimed to know the dynamics of the commercialization process of freshwater fish, as well as the habit, frequency and preference of the consuming public in the Municipal Market of Chapadinha-MA (MMCHA), correlating them to possible impacts that interfere in the process from supply to marketing. To achieve this purpose, structured interviews were used in questionnaires, composed of 9 questions, applied on Sundays, a procedure carried out from September 2017 to August 2019. The freshwater fish sold at the Chapadinha Municipal Market originate from captivity and from artisanal extractive fishing. Their commercialization undergoes annual variations from piracema, cultural factors and source of supply, since both the fishing route and the withdrawal from captivity, as well as the offer in the market, interfere in the attributes evaluated by the consumer population at the time of purchase. In addition, environmental degradation, as well as the disordered exploitation of the extractive resource, is depleting it, interfering with the availability of fish and the size of commercially offered fish.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4871
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIARALOPESSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso157,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.