Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPESSOA, Nathália Costa-
dc.date.accessioned2022-05-05T16:24:59Z-
dc.date.available2022-05-05T16:24:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4872-
dc.descriptionABSTRACT The role assigned to the teacher has changed significantly over the past decades, which have gone from being the sole authority of unique and exclusive knowledge holders to facilitators in the teaching and learning process, and many times they have assumed different roles in terms of teaching. education. In this sense, a qualitative research was carried out, with the objective of understanding the role of the teacher in the construction of the student 's human formation, as a mediator of school knowledge in the midst of contemporary challenges, in the municipality of Chapadinha - MA. To carry out this research it was decided to apply questionnaires, with teachers of the State Education Network of the city of Chapadinha - MA. The survey results indicate salary and job opportunity as the main factors that led participants to work in the state of Maranhão. In addition, training is essential for harmonious living in the classroom, but a teacher who has no affinity and often no training will not succeed, which is reflected in the classroom corroborating an inefficient practice.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O papel atribuído ao professor tem apresentado uma importante mudança ao longos destas últimas décadas, os quais têm passado de autoridade máxima detentores únicos e exclusivos do conhecimento para facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, sendo que muitas vezes tem assumido diferentes papéis no que concerne à educação. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, com o objetivo de compreender o papel do professor na construção da formação humana do aluno, como mediador do conhecimento escolar em meio aos desafios da contemporaneidade, no município de Chapadinha – MA. Para realização desta pesquisa optou-se pela aplicação de questionários, com docentes da Rede Estadual de Ensino do município de Chapadinha – MA. Os resultados da pesquisa apontam o salário e a oportunidade de emprego como principais fatores que levaram os participantes a atuarem no estado do Maranhão. Além disso, as capacitações são essenciais para a convivência harmônica em sala de aula, porém, um professor que não tem afinidade e muitas vezes não tem capacitações, não conseguirá obter êxito, o que se reflete em sala de aula corroborando com uma prática ineficiente.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdocente;pt_BR
dc.subjectrede estadual de ensino;pt_BR
dc.subjectMaranhão.pt_BR
dc.subjectteacher;pt_BR
dc.subjectstate school system;pt_BR
dc.subjectMaranhão.pt_BR
dc.titlePerfil docente: a atuação profissional no âmbito da sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeTeacher profile: professional performance in the classroompt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHÁLIACOSTAPESSOA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso92,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.