Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4877
Título: Fatores que influenciam na contratação do serviço de dj para festas de debutantes
Título(s) alternativo(s): Factors that influence the hiring of dj service for debutante parties
Autor(es): FREITAS, José Micael Lacerda
Palavras-chave: contratação de serviços;
baile de debutantes;
serviços de DJ;
contracting services;
ball of debutantes;
DJ services
Data do documento: 28-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O mercado de prestação de serviços é algo competitivo, o que impele os profissionais a ter um diferencial para levar vantagens sobre os seus concorrentes. Com os serviços de DJ não é diferente, pois o respectivo profissional além do talento necessita se manter atualizado para enfrentar os desafios de cada evento, como é o caso das festas de quinze anos. O objetivo geral desse estudo consiste em identificar quais são os fatores que influenciam na contratação dos serviços de DJ para festas de debutantes. Para tanto realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com finalidade descritivo, usando um questionário semiestruturado como instrumento da coleta de dados, aplicado a quem já contratou esse tipo de serviço. Como resultado identificamos que a maioria dos clientes é formado por indivíduos do sexo feminino, idade acima de 40 anos, nível superior, autônomos e pouco tiveram experiência com a prestação dos serviços DJ. A facilidade na forma de pagamento foi apresentada com o principal fator que levou os clientes a contratar os serviços de DJ para festa de quinze anos, tendo como principal desejo que o respectivo profissional animasse o evento com hits diversificados. Nessa vertente, observou-se que o bom atendimento do DJ ou da empresa que o subcontratou foi um fator relevante para fechar o contrato de prestação de serviços. Ressalta-se, ainda, a necessidade de regulamentar os serviços de DJ para que o profissional seja devidamente reconhecido e valorizado na sociedade, o que dará mais respaldo para enfrentar os desafios do mercado.___ABSTRACT The market for the provision of services is somewhat competitive, which impels professionals to have a differential to take advantage over their competitors. With DJ services it is no different, as the respective professional, in addition to talent, needs to keep up to date to face the challenges of each event, as is the case with fifteen years old parties. The general objective of this study is to identify the factors that influence the contracting of DJ services for debutante parties. For this purpose, a qualitative research was carried out, with descriptive purpose, using a semi-structured questionnaire as a data collection instrument, applied to those who have already hired this type of service. As a result, we identified that the majority of clients are female, over 40 years old, college-educated, self-employed and had little experience with the provision of DJ services. The ease of payment was presented with the main factor that led customers to hire DJ services for a fifteen-year-old party, with the main desire that the respective professional would animate the event with diversified hits. In this regard, it was observed that the good service provided by the DJ or the company that subcontracted him was a relevant factor in closing the service provision contract. It is also worth mentioning the need to regulate DJ services so that the professional is properly recognized and valued in society, which will provide more support to face the challenges of the market.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4877
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSEMICAELLACERDAFREITAS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso216,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.